O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), em conjunto com o Núcleo de Inteligência da Polícia Rodoviária Federal (PRF-ES), com apoio da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo (Assessoria Militar ao MPES – Núcleo de Inteligência), cumpriu nesta segunda, 12, mais dois mandados de prisão temporária e de busca e apreensão, em Marataízes e Itapemirim. 


Os mandados foram expedidos pela 3ª Vara Criminal de Vila Velha, em continuidade às investigações da “Operação Replicante”, deflagrada no dia 01/08, quando houve a prisão de 10 pessoas.

 

Foram presos hoje um servidor do Detran-ES e uma pessoa que seria a intermediária do esquema. 

 

As investigações seguem sob sigilo, com análise do material apreendido e oitiva dos envolvidos pelos integrantes do Gaeco.

 

A ação

 

A operação apura a existência de uma organização criminosa destinada à prática de fraudes em registros de veículos no Estado do Espírito Santo, mediante inserção de dados e documentos falsos no sistema do Detran-ES. 


Estão sob investigação 895 registros de veículos, uma fraude estimada em mais de R$ 100 milhões.

 

As investigações revelaram provas de fraudes no registro de veículos em nome de inúmeras pessoas (mais de 400 proprietários “laranjas”), com utilização de notas fiscais falsas contendo números de chassis correspondentes a veículos exportados ou comercializados ao Exército Brasileiro, bem como corrupção de servidores públicos do Detran-ES.