Folha do ES
Ter, 17 de Set
NOTA FISCAL SETEMBRO KENNEDY

Home     Judiciário


MPES quer Prefeitura de Guarapari devolva valor gasto com contratação de artistas

MPES quer Prefeitura de Guarapari devolva valor gasto com contratação de artistas

O MPES requer o ressarcimento de R$ 157.000,00, referente aos valores gastos nas contratações dos dois anos.

  Por Redação

  21.agosto.2019 às 08:31

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça de Guarapari, ajuizou uma Ação Civil Pública (ACP) por Atos de Improbidade Administrativa contra o prefeito do município, um maestro e uma empresa, por irregularidades na contratação de artistas locais para o evento "Esquina da Cultura", realizado em 2017 e 2018. O MPES requer o ressarcimento de R$ 157.000,00, referente aos valores gastos nas contratações dos dois anos.

De acordo com a ACP, os artistas regionais foram contratados para o evento por meio do maestro, que alegou ser o empresário exclusivo das bandas. No entanto, os contratos foram firmados unicamente para os dias dos shows e os documentos foram apenas uma “formalidade” para conseguir realizar a contratação direta, na tentativa de burlar a lei.

A contratação poderia ter sido realizada diretamente com o artista, responsável pela banda, sem necessidade de intermediário, o que poderia surtir maior economia para o município. Porém, o prefeito, em acordo com a empresa, não realizou licitação para o evento, cometendo atos ilegais.

O Ministério Público solicitou informações à Secretaria Municipal de Turismo, Empreendedorismo e Cultura a respeito da contratação das bandas para o evento de 2019 e, na época, foi informado de que as contratações ainda não haviam sido realizadas, pois estavam em trâmite licitatório.

O MPES lembra que o prefeito também é alvo de outra ACP por gastos públicos exorbitantes e supérfluos com eventos em Guarapari e ressalta não ser contra a realização de shows, festas e eventos culturais, mas requer que sejam efetivadas políticas públicas prioritárias à população.

Veja a Ação.


Fonte: MPES

Comentários Facebook


Facebook


Newsletter


Inscreva-se no boletim informativo da Folha do ES para obter suas atualizações e novidades semanais diretamente em seu e-mail.

© 2019 Folha do ES. Todos os direitos reservados.