A Valentino optou por quebrar a regra de ter Paris, capital da França, como a locação para o seu desfile de alta-costura. A apresentação, que ocorreu na sexta-feira (8/7) na Piazza di Spagna, em Roma, na Itália, rendeu não apenas looks esculturais, mas também uma briga judicial com a Dior.

A coleção de inverno 2022/23 da alta-costura foi nomeada The Beginning (O Começo, em tradução livre) e marca um “retorno” à cidade em que Valentino Garavani fundou a marca em 1960. Plumas, babados, brilhos e cores cruzaram a rua romana.

Quem não ficou feliz com a mudança de locação foi a Dior. Segundo o jornal de moda WWD, a etiqueta francesa pediu uma indenização de 100.000 euros pelas vendas perdidas, uma vez que a loja ficou fechada durante o desfile.

O jornal teve acesso ao documento escrito pelo diretor de vendas da Dior na Itália. Apesar da Valentino ter solicitado a liberação às autoridades para fazer o desfile, a marca não “garantiu o tráfego regular de pedestres para as lojas” da região.

A Dior quer que a Valentino pague a multa em até 15 dias para não ficar no prejuízo. Para a etiqueta, a sexta-feira é um dos dias mais movimentados da boutique mas, por causa do desfile, ela “permaneceu vazia e não pôde funcionar desde as primeiras horas da tarde”.

Caso a Valentino não pague a multa, a Dior afirma que “adotará todas as medidas necessárias para proteger seus direitos”. Ainda segundo o WWD, nenhum outro representante de lojas do local reclamou sobre o evento.