Um jovem de 22 anos foi preso em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul , após passar supercola nas teclas da urna eletrônica de uma seção eleitoral, na manhã deste domingo (2). O eleitor conseguiu deixar o local de votação antes de ser descoberto, mas depois foi preso pela Polícia Federal pouco depois de ter voltado para casa.

crime foi identificado pelo eleitor que estava na fila atrás dele e percebeu que havia algo de errado com as teclas da urna no momento em que foi votar.

Após o ocorrido, o aparelho precisou ser substituído pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS), o que gerou filas de mais de 30 minutos no local. A urna foi encaminhada para perícia.

O homem foi identificado como Gabriel Scherer da Costa.

Até a manhã de hoje, o TRE-MS informou que precisou substituir 10 urnas eletrônicas no Mato Grosso do Sul e fazer ajustes em outras 13, que registraram problemas com o papel, bobina ou reinicialização. 

Em todo o estado, 8.088 mil urnas foram preparadas para estas eleições . Desse número, 6.912 foram separadas para votação e 1.176 para contingência, ou seja, para substituição daquelas que apresentarem defeitos durante a votação.

Urnas substituídas

O TSE informou neste domingo, que, até o meio-dia (12h), foram substituídas 1.420 urnas eletrônicas por problemas apresentados no aparelho em todo o Brasil . O montante representa 0,27% do total. 

Às 9h30, a Corte informou que havia substituído 401 urnas.

Ao todo, o TSE tem 472.075 urnas ativas em seções eleitorais e outras 63.185 de reserva para eventuais problemas. Segundo o TSE, a taxa de substituição ficou por volta de 1,5% nas eleições anteriores.

Mais de 156 milhões de eleitores participam deste primeiro turno das Eleições 2022 .

Casos de polícia

Além disso, a Polícia Federal (PF) já fez 39 flagrantes neste domingo de eleição. Segundo o boletim, já foram seis inquéritos policiais instaurados. Veja outros números:

Inquéritos Policiais Instaurados: 06
Inquéritos Policiais Instaurados a partir de flagrante: 06
Termos Circunstanciados de Ocorrência: 37
Flagrantes em andamento: 39
Conduzidos: 313
Apreensões: R$ 159.723,00

Até o momento, a Polícia Federal já registrou 96 procedimentos de polícia judiciária, sendo 20 de propaganda de boca de urna e 30 de divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos.