As cirurgias necessárias para a reconstrução do rosto de Elaine Caparroz, de 55 anos, serão feitas em duas etapas e podem durar seis meses. Segundo o cirurgião Ricardo Cavalcanti Ribeiro, chefe do setor no Hospital Casa de Portugal, no Rio Comprido, onde Elaine está internada, a fase inicial será a reconstrução dos ossos, já que ela tem fraturas múltiplas na face. 

Depois, daqui a até seis meses, serão feitas as correções estéticas. A alta da paisagista está confirmada para sexta-feira, às 9h. Ela apresenta quadro estável, segundo boletim médico.

— Quando se tem ferimentos desse tipo, é preciso esperar o organismo cicatrizar as lesões e os tecidos ficarem todos maturados antes de iniciar o tratamento. A gente vai avaliar isso daqui a alguns meses, para aí sim determinar o que precisará ser feito. Já as cirurgias de reconstrução dos ossos da face serão feitas em algumas semanas.

O cirurgião destaca que Elaine teve um importante edema facial e ainda está com o rosto muito inchado, com diversas escoriações. As agressões, ainda segundo Ribeiro, deixaram o septo nasal e o assoalho da órbita quebrados, o que pode trazer uma obstrução respiratória para a vítima. A cirurgia para reconstruir esses ossos deverá ser feita daqui a um mês. O médico aponta também uma anemia, devido à grande perda de sangue de Elaine.