A Polícia Civil investiga a morte de um morador de rua no Setor Central, em Goiânia. Imagens de câmeras de segurança, exibidas com exclusividade pela TV Anhanguera, mostram quando a vítima é atropelada e arrastada por um carro da Polícia Militar. Os dois policiais que estavam no veículo alegaram, no boletim de ocorrência, que agiram em legítima defesa. 

A Polícia Militar informou que os dois policiais envolvidos nessa operação procuraram neste sábado (23), espontaneamente, a Corregedoria da PM e já foi instaurado inquérito policial militar para apurar o caso.

O atropelamento aconteceu na madrugada de quinta-feira (21). O relógio da câmera de monitoramento mostra que eram 2h03 quando um homem aparece no canto esquerdo do vídeo. Ele se agacha. Em seguida, se levanta e atravessa a rua em direção à calçada.

Logo depois, um carro da PM sobe na calçada em que o pedestre estava e vai para a rua, diminuindo a velocidade do carro até parar. É possível ver um rastro que fica no asfalto atrás do carro da PM.

Em seguida, as imagens mostram que os dois policias saem do veículo e, mais de uma vez, olham o que tem embaixo do automóvel. Às 2h06, outro carro chega na rua devagar e para. Um dos policias vai até lá e conversa com o motorista, que depois dá marcha à ré e vai embora.

Às 2h07, o PM que dirigia a viatura começa a movimentar o carro e, minutos depois, dá marcha à ré e, sem a presença da perícia, tira o veículo de cima do homem e para no meio da rua. Os policiais vão até o corpo e se afastam.

No boletim de ocorrência, a PM diz que recebeu uma denúncia de que três pessoas estavam agredindo um homem em uma via pública. Uma equipe composta por uma aspirante e um soldado foi empenhada para atender a ocorrência. Chegando ao local, foi encontrada a vítima deitada no chão com várias lesões no corpo. A equipe saiu em patrulhamento em busca dos três agressores, quando, na Rua 7, no Setor Central, avistou o morador de rua.

Os policiais relataram que se aproximaram do homem para a abordagem, quando ele “totalmente transtornado em decorrência de efeitos de substâncias entorpecentes” investiu contra a viatura com um bastão de madeira, vindo a quebrar o vidro dianteiro do motorista. Com isso, o soldado engatou a marcha à ré com o objetivo de desviar da agressão. A equipe da PM disse ainda que tentou novamente escapar das agressões, mas o homem não afastava do carro e, em uma dessas tentativas, acabou o atingindo.

O caso é investigado pela Delegacia de Homicídios, que instaurou inquérito para apurar se há atitude em legítima defesa por parte dos PMs. A Assessoria de Comunicação Social da Policia Militar do Estado de Goiás informou que “ficando evidente qualquer ação que desvirtue dos padrões éticos, morais e/ou legais, a corregedoria da instituição tomará as devidas providências cabíveis”.