Em um vídeo divulgado nas redes sociais, um policial militar de São Paulo aparece pisando no pescoço de uma mulher, caída no chão, já rendida em um operação. A cena ocorreu em Parelheiros, na zona sul de São Paulo.

A vítima é uma comerciante negra, de 51 anos. Após a abordagem, ela precisou ser levada ao hospital, com ferimentos no rosto e a perna quebrada.

“Quanto mais eu me debatia, mais ele apertava a botina no meu pescoço”, disse, na entrevista.

Os policiais alegaram que foram atacados por uma barra de ferro e que estavam se defendendo. No entanto, as imagens mostram que a mulher estava no chão no momento em que o policial coloca todo peso de seu corpo sobre ela. A mulher é viúva, com cinco filhos e dois netos, e vive das vendas de um pequeno bar próximo ao local onde foi agredida.

A policia de São Paulo informou que os dois policiais ficarão afastados durante a apuração do caso. A Secretaria de Segurança disse que não compactua com esse tipo de procedimento.

À noite, o governador de São Paulo, João Doria, comentou o assunto no Twitter e classificou a conduta dos militares de “inaceitável”.