A mulher que atropelou um policial militar baseado na Linha Amarela, altura da saída 6, em Higienópolis, na Zona Norte do Rio, na noite desta terça-feira, estava embriagada, apontou o exame realizado no Instituto Médico Legal (IML). Fernanda Almeida Garofalo, de 41 anos, foi autuada por embriaguez ao volante e lesão corporal culposa no trânsito. O PM está internado no Hospital Central da corporação, no Estácio, também na Zona Norte, e, segundo a corporação, o seu quadro de saúde é estável.

O agente e um colega de farda, do Batalhão de Policiamento em Vias Especiais (BPVE), estavam parados na Linha Amarela. O carro de Fernanda seguia desgovernado e bateu na viatura, atingindo o PM que estava em pé, do lado de fora. Ele foi arremessado a cinco metros de distância. No carro da mulher, policiais encontraram latas de cerveja, informou a delegada Eláine Rosa, adjunta da 21ª DP (Bonsucesso).

— O carro ficou enganchado na mureta (que divide as pistas). O PM, quando foi socorrido, estava sem sentir os braços e as pernas e com um galo na cabeça. Assim que der, ele vai passar por exame de corpo de delito. A pena dela pode aumentar se for comprovada alguma lesão grave — disse a policial.

Eláine não estipulou fiança para Fernanda. A mulher passará por uma audiência de custódia, quando será decidido se ela responderá em liberdade ou não.

— Ela estava desorientada. A perícia para alcoolemia deu positivo. Foi constatado que ela não estava de posse de sua capacidade psicomotora. Ela disse que estava saindo de uma festa, mas não sabia nem onde estava — contou a delegada.

Segundo caso em pouco mais de uma semana

Na noite do último dia 21, outro policial do BPVE foi atropelado também quando estava trabalhando. O sargento Othon Wagner Silva Belarmino, de 43 anos, estava na Transolímpica, na altura da saída para a Avenida Brasil, em Magalhães Bastos, na Zona Oeste, quando foi atingido por um carro não identificado. O motorista fugiu do local.

O agente fraturou o cóccix e uma costela e teve perfuração num pulmão e foi levado em estado grave para o Hospital municipal Albert Schweitzer, em Realengo, também na Zona Oeste. Ele passou por cirurgia. A Secretaria municipal de Saúde informou, nesta quarta-feira, que o PM permanece internado na unidade, com quadro de saúde estável.

Procurada, a assessoria de imprensa da Polícia Civil informou que, na noite da última quinta-feira, um homem que dirigia um carro com as mesmas características daquele que atingiu o PM foi foi levado para a 33ª DP (Realengo) por policiais militares. Ele prestou depoimento e foi liberado. O carro será periciado. De acordo com a Polícia Civil, "até o momento, não há evidências de que o conduzido seja o autor do crime".