Os idosos acima de 70 anos e pessoas imunossuprimidas receberão, a partir desta segunda-feira (6), a dose de reforço da vacina contra Covid-19. O grupo receberá uma nova dose dos imunizantes da Pfizer ou Astrazeneca.

O anúncio foi feito pelo governador, Renato Casagrande (PSB), durante coletiva de imprensa nesta sexta-feira (3).

Inicialmente, a dose de reforço será aplicada em idosos acima de 70 anos e imunossuprimidos que tenham tomado a segunda dose de qualquer vacina há pelo menos seis meses.

Coletiva de imprensa SESA, Gov ES e Instituto Butantan — Foto: Divulgação/Sesa

 

Posteriormente, com a chegada de mais vacinas enviadas pelo governo federal, a aplicação da dose de reforço deve avançar para a faixa etária de 60 anos e outras comorbidades.

 

A antecipação da dose de reforço do grupo – que teria início no dia 15 de setembro – foi possível após o estado assinar um contrato para aquisição de 500 mil doses da Coronavac, também anunciado durante a coletiva. Essas doses serão destinadas a conclusão da vacinação do público adulto.

A compra foi negociada entre o governo capixaba e o Instituto Butantan. O presidente do instituto, Dimas Covas, esteve presente virtualmente no anúncio. As doses serão entregues no dia 13 de setembro e custaram R$ 26,5 milhões aos cofres do estado (R$ 52,90 cada uma).

As vacinas serão usadas para concluir a imunização de adultos acima de 18 anos. As doses da Pfizer e Astrazenecas que forem encaminhadas ao Espírito Santo pelo governo federal serão destinadas para a aplicação da dose de reforço. O início da vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos permanece no dia 15 de setembro.

 

População imunizada até Natal

 

Com a aplicação da dose de reforço nos idosos, o avanço da imunização dos adultos com as doses adquiridas com o Butantan e a imunização dos adolescentes a partir do dia 15, a expectativa do governo é que toda a população apta para receber a vacina esteja imunizada até o Natal.

"Poderemos alcançar no mês de novembro a vacinação plena dos adultos com as duas doses, e chegar ao mês de dezembro com toda população idosa vacinada com a 3ª dose e alcançar a segunda dose de todos adolescentes. A perspectiva aponta um cenário em que, no natal, o Espírito Santo pode ser um estado que tenha completado todo o esquema vacinal em toda a população apta para receber vacinas", afirmou o secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes.

 

O Espírito Santo é o primeiro a formalizar a contratação das vacinas com o Instituto Butantan. As negociações, segundo Covas, estavam sendo tratadas desde o final de 2020.

 

"O Butantan, na realidade, é o primeiro contrato que nós anunciamos oficialmente. Essa sua iniciativa é pioneira, porque nós negociamos essas vacinas sem ainda que existisse perspectiva de fornecimento pelo plano nacional de imunização do Ministério da Saúde e agora estamos dando cumprimento às tratativas iniciadas ainda no final de 2020", apontou.

Há, no entanto, outros estados em negociação com a instituição. "Estamos abertos ao atendimento aos estados. Nesse momento o ES, juntamente com Ceará, Piauí, Pará e Mato Grosso, estão formalizando essas entregas e obviamente que o Butantan trabalha no sentido de fornecer o maior quantitativo de vacinas para o Brasil", completou.