Após um homem ser preso suspeito de estuprar uma motorista de aplicativo no Distrito Federal, grupos de profissionais da categoria farão uma manifestação, na tarde desta segunda-feira (27/6), para pedir maior segurança às mulheres motoristas. O protesto será às 14h, entre a Funarte e a Torre de TV.

De acordo com Manoel Scooby, representante do Movimento dos Motoristas, apenas mulheres vão se pronunciar nos carros de som durante o ato. Uma das participantes da manifestação será Adriana Andrade, 50 anos. Ela trabalha na categoria há dois anos e meio e conta que a insegurança está sempre presente.

“A gente passa todos os dias [por alguma situação de insegurança]. Todo dia pela manhã, eu saio de casa pedindo proteção a Deus”, comenta.

De acordo com ela, a pauta da manifestação é “SOS Mulheres”. “Queremos mais segurança, mais olhar da polícia e dos políticos para a gente”, reforça.

Entenda o caso

Uma motorista de aplicativo, de 41 anos, afirma ter sido estuprada por um passageiro na noite de sexta-feira (24/6). Segundo a mulher, o ato ocorreu após o suspeito embarcar no veículo dela, no Setor Central do Gama, no Distrito Federal.

Às autoridades a motorista detalhou que, na altura do BRT do Gama, o passageiro anunciou um assalto, pulou para o banco da frente e a mandou seguir em direção à região da Marinha, na DF-001. Ao parar em um setor de chácaras próximo a São Sebastião, no entanto, a ameaçou de morte e a violentou.

Após o estupro, o suspeito teria assumido a direção do veículo e seguido para o Riacho Fundo 2. Ao visualizar um local com aglomeração de pessoas, a mulher realizou a primeira tentativa de saltar do carro, mas foi puxada pelo suspeito.

Na segunda chance, a vítima abriu a porta, pulou do carro e gritou por ajuda. Com a queda, ela feriu mãos, braços e pés.

Segundo a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), o suspeito, preso em flagrante, foi encaminhado para a 27ª Delegacia de Polícia (Recanto das Emas) e, no local, negou o abuso. De acordo com o homem, a mulher e ele se encontraram em uma distribuidora de bebidas e combinaram de ir para um motel, em Taguatinga, mas, no meio do caminho, “ela surtou”, segundo o suspeito.

A vítima contou que, além do estupro, o homem roubou R$ 20 que ela tinha na carteira. Ao revistarem o homem os policiais encontraram o dinheiro indicado.

A mulher foi encaminhada para o Instituto Médico Legal (IML) para exame de corpo de delito. O suspeito acabou preso em flagrante por roubo qualificado, pela restrição da liberdade da vítima e por estupro.