Um homem entregou à polícia um maço com R$ 7.800 em cédulas falsas de R$ 100, na tarde desta quinta-feira (4), em Vila Velha, na Grande Vitória.

De acordo com a Polícia Federal (PF), o homem contou que encontrou o dinheiro falso no acostamento enquanto seguia do bairro Santana, em Cariacica, para o Centro de Vitória.

O homem disse aos policiais que parou o veículo e pegou o dinheiro, mas percebeu que todas as cédulas tinham a mesma numeração.

A partir de então, o homem pesquisou na internet onde entregar o dinheiro falso e, como estava próximo à sede da Polícia Federal, foi até lá deixar as cédulas.

“A Polícia Federal informa que a conduta adotada pelo cidadão está correta e lembra que também configura crime de moeda falsa quem, percebendo a falsificação, ainda assim introduz as cédulas falsas na economia”, informou a PF em nota.

Um inquérito foi instaurado para identificar a origem das cédulas. A falsificação de moeda é crime de grave potencial ofensivo e tem pena prevista de três a 12 anos de prisão.

De acordo com a PF, as prisões em flagrante por crimes deste tipo neste ano já superaram o total de 2021.

Os criminosos tem aperfeiçoado técnicas para deixar as cédulas falsas cada vez mais parecidas com as verdadeiras. Mas as notas do real tem elementos de segurança que precisam ser observados para evitar ser vítima de transações com dinheiro falso.