O portal FOLHA DO ES vem publicando uma série de matérias sobre fraudes, improbidades e atos lesivos às Prefeituras do Espírito Santo: "Máfia Nas Prefeituras". As notícias revelam a farra de conluio de empresas licitadas por prefeitos e na marginalidade, lesando os cofres públicos.

Denúncias protocoladas no Ministério Público, sob o número No . 2019.0006.0469-49, ligam supostos esquemas nas Prefeituras de Linhares e Sooretama, cujos prefeitos são Guerino Zanon (MDB) e Alessandro Broedel (PSDB), respectivamente, interligados com a empresa Bio-Sanear.

A referida empresa tem sede em Linhares e presta serviços à Prefeitura, mas "trabalha" também, informalmente, em Sooretama, contudo, seus veículos são abastecidos na conta da Secretaria de Agricultura, no posto suspeito nesse alinhamento de nome Auto Posto Líder.

As denúncias requerem urgência de apuração e investigação do Ministério Público de Linhares. Trata-se, aparentemente, do que se chama de "moeda de troca" entre as prefeituras, empresários e prefeitos, assim como certificou a FOLHA no caso do prefeito de São Mateus, Daniel do Açai (PSDB), com a prefeita de Porto Seguro, Cláudia de Oliveira (PSD), no episódio da promoção do carnaval deste ano.

Transitam neste esquema valores incalculáveis de apurar, podendo ultrapassar mais de R$ 50 milhões entre ano passado e o ano corrente. A FOLHA se baseia nesta série de notícias publicadas em relatórios de CPI e denúncias protocoladas no Ministério Público das cidades envolvidas.

A qualquer momento mais detalhes sobre as denúncias envolvendo Linhares e Sooretama.