Folha do ES
Dom, 25 de Ago

Home   Polícia     Espírito Santo


Publicada portaria para simplificar trâmite de processos, no ES

Publicada portaria para simplificar trâmite de processos, no ES

  Por Redação

  06.maio.2019 às 10:35Atualizado em 06.maio.2019 às 10:45

Foi publicada no Diário Oficial do Estado (DIO), nesta segunda-feira (06), uma portaria que traz as competências e a implementação do Sistema de Gestão de Documentos Arquivísticos Eletrônicos (e-Docs) no Estado do Espírito Santo. O objetivo da publicação é auxiliar na mudança da cultura do trâmite processual.

O e-Docs busca substituir o uso do papel por documentos digitais no âmbito da Administração Pública Estadual. Segundo levantamentos feitos pela equipe da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), o Estado gasta mais de 500 folhas de papel por minuto. Além da economia gerada com a eliminação do papel, os custos indiretos como transporte de documentos, toners e armazenamento serão drasticamente reduzidos.

Para o governador Renato Casagrande, a iniciativa tornará mais ágil, eficiente e transparente a gestão de documentos e processos administrativos no âmbito do Poder Executivo Estadual.

“É mais um passo que estamos dando em direção a um Governo tenha a inovação como premissa, para que a gestão esteja à disposição da população. A gente tem um objetivo claro que é ir caminhando, nos próximos dois anos, para que tenhamos todos os processos internos de forma digital. Será um passo adiante. Precisamos ter todos os servidores envolvidos nesta cultura digital, pois além de economia, irá facilitar o trabalho”, afirmou.

A secretária de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro, destacou que a implantação do processo eletrônico no Estado é uma utilização eficiente dos recursos públicos e, também, um olhar atento ao servidor.

“A eliminação do papel proporciona ganho de produtividade, otimização dos fluxos de trabalho, facilidade de acesso às informações e agilidade na geração e distribuição de dados digitais. O servidor sai ganhando e o cidadão também, uma vez que poderá ter mais celeridade na prestação de serviço oferecida pelo Governo”, disse.

Desde o último dia 22 de abril, o sistema já está disponível para a adesão de todos os órgãos e autarquias do Estado. A Seger é a gestora do sistema desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) e conta com a parceria do Arquivo Público Estadual.


Fonte: Governo do Estado

Comentários Facebook


Facebook


Newsletter


Inscreva-se no boletim informativo da Folha do ES para obter suas atualizações e novidades semanais diretamente em seu e-mail.

© 2019 Folha do ES. Todos os direitos reservados.