Foragido há quase quatro anos, foi preso nesta terça-feira (14), em Itaoca, Cachoeiro-ES, o pai do menino Samuel Macedo Neves, de três anos, que foi morto asfixiado pela madrasta em 2015. Eliú Rosa Neves foi indiciado naquele ano por encobrir o assassinato e era procurado desde a época do crime, segundo a Polícia Civil.

 

A madrasta, Juliana Vicente Pereira, foi presa dias após o assassinato e está no Centro Prisional Feminino de Cachoeiro de Itapemirim.

 

Já Eliu deu entrada no Centro de Detenção Provisória de Marataízes. Ele tinha um mandado de prisão em aberto pelo crime de homicídio.

 

O caso

 

Samuel morreu asfixiado no dia 4 de julho de 2015, em Cachoeiro de Itapemirim. Inicialmente, o pai e a madrasta disseram que a criança tinha se afogado em um balde. Após a autópsia, o Departamento Médico Legal (DML) constatou que a causa da morte foi asfixia.

 

À polícia, Juliana confessou que matou o menino. Ela foi indiciada por tortura e homicídio e presa dias depois do crime. Na época, ela disse que disse que fez uso de força para conter o enteado, que se recusava a tomar banho.

 

Já Eliú foi indiciado porque, para o delegado, tentou encobrir o crime e, por isso, assumiu o risco de que a vítima fosse torturada.