A Polícia Federal no Espírito Santo, junto com o Ministério Público Federal e a Receita Federal, deflagrou, na manhã desta terça-feira (20) uma operação para investigar crime de lavagem de dinheiro praticado por casal de empresários capixabas, sócios de empresas que atuavam no comércio exterior.

 

A Operação Masqué cumpre quatro mandados de busca e apreensão em Vila Velha, no Espírito Santo e na capital de São Paulo, em endereços comerciais e residenciais ligados aos investigados.

 

A operação é um desdobramento de investigação que identificou a prática de evasão de divisas entre os anos de 2009 e 2010, com um total aproximado de R$ 403.990.000 (valor convertido de U$ 100 milhões), em 1178 contratos de câmbio fraudulentos.

 

De acordo com a investigação, com a funcionários de corretora de câmbio, o casal então investigado promovia a saída de divisas para o exterior repetindo as mesmas Declarações de Importação em vários contratos diferentes.

 

Ou seja, usando uma mesma Declaração de Importação, os investigados simulavam diversas importações usando a documentação de apenas uma operação regular.

 

Esses pagamentos serviam então, para mandar dinheiro de forma ilegal para o exterior.