Nesta quarta-feira (08), policiais militares da 4ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental - BPMA constataram um desmate em vegetação nativa brasileira e aterro, ambos em área de preservação permanente, segundo o Código Florestal. A ação ocorreu no bairro São Francisco em Cachoeiro de Itapemirim, próximo a uma área com remanescente florestal.

Os militares mensuraram um total de aproximadamente  0,1hectare (1000 metros quadrados) de área desmatada em estágio inicial de regeneração, além de aterro e manilhamento de aproximadamente 60 metros lineares no curso d'água. 

Diligências realizadas com intuito de localizar o proprietário/responsável, visto que no ato fiscalizatório não haviam quaisquer pessoas no local, restaram infrutíferas.

Em seguida, foi realizado contato com agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cachoeiro de Itapemirim que, após verificação em sistema próprio, não localizou licença ambiental para a ação realizada.

Desse modo, por haver indícios de infração penal e materialidade delitiva, os policiais militares confeccionaram boletim unificado protocolaram na Delegacia de Polícia Judiciária (DPJ) da cidade.