Terminou na última sexta-feira (25), a Semana Nacional do Trânsito. No Espírito Santo as ações envolveram o Grupo de Educação para o Trânsito (GETRAN-ES), através de atividades educativas e fiscalização direcionada para as motocicletas. As operações ocorreram em vários pontos da Grande Vitória (nos municípios de Cariacica e Serra) como também no interior do estado, em Linhares e Colatina, e contou com a participação do SEST-SENAT, da Concessionária ECO 101 e do SAMU.

 

 

Dentro dessa semana vivenciamos também a Operação Temática de Fiscalização de Trânsito- OTETRAN, que contou com a participação de 30 policias de outras Superintendências (Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia) e mesclou atividades teóricas com operações ostensivas com ênfase na fiscalização de veículos de forma ampla. As Delegacias da PRF também executaram atividades relacionadas a Semana do Trânsito.

 

 

O aumento no efetivo nas diversas operações fez-se refletir nos resultados aferidos, de onde depreendeu-se um alto número de infrações de trânsito.

 

Foram mais de 2.000 veículos fiscalizados, sendo que desse total, pouco mais de 1000 foram somente motocicletas. 465 veículos foram apreendidos. 34 condutores tiveram a alcoolemia constatada ou se recusaram a fazer o teste de Etilômetro. 395 pessoas, entre condutores e passageiros foram flagradas sem o cinto de segurança. 57 crianças viajavam sem o dispositivo de segurança (cadeirinha/acento de elevação). Além, é claro, de vários veículos apresentarem licenciamento vencido e condutores sem habilitação.

 

 

Não obstante a importância de períodos alusivos ao trânsito ( como o Maio Amarelo e a Semana Nacional de Trânsito) o alerta tem de ser contínuo, e a permanente adoção e exercício de práticas responsáveis e seguras, por parte de todos os seres humanos envolvidos nesse processo, sejam condutores, ciclistas e pedestres, uma necessidade vital.