Um empresário de Guarapari foi preso por receptação de carga. O homem, de 31 anos, é sócio proprietário de uma sorveteria do bairro Muquiçaba e é investigado pela participação no furto de insumos para a produção sorvetes. A prisão do empresário e a apreensão da carga, avaliada em R$ 50 mil, aconteceu na última terça-feira (27).

As investigações foram realizadas pela equipe do Distrito de Polícia de Cobilândia, em conjunto com a Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Guarapari.

A carga pertencia a uma sorveteria de Vila Velha. O material seria entregue no depósito da empresa localizado no bairro Nossa Senhora da Penha.  Ao chegar ao local, no entanto, o motorista, responsável pela entrega, foi parado por dois homens que se passaram por funcionários da sorveteria.

Os dois indivíduos enganaram o motorista, informando que a carga não poderia ser entregue no local porque o depósito estava cheio. O material então foi levado para o bairro Cobilândia, em  Vila Velha, onde uma caminhão de frete, contratado pelo empresário de Guarapari, já aguardava os insumos.

Aproximadamente 350 caixas de insumo para sorvetes foram levadas para um depósito da sorveteria na região de Iguape, em Guarapari. Em seguida, o material foi encaminhado para uma casa abandonada no bairro Village do Sol.

De acordo com a Polícia Civil, o empresário chegou a participar do transporte da carga para o destino final, escoltando o caminhão até a residência, onde os insumos foram encontrados pela Polícia.

O empresário nega participação no furto. De acordo com a Polícia Civil, ele alega que recebeu a proposta de compra da carga, mas não se interessou pela compra. Em seguida, os materiais teriam sido levados para o depósito da empresa sem a permissão dele.  Para explicar a escolta do material até o destino final, o sócio proprietário da sorveteria afirma que objetivo era garantir que a carga não retornaria para a própria empresa.

“Nós acreditamos que ele tenha admitido esse acompanhamento da carga ao perceber que nós iríamos buscar as imagens de videomonitoramento das rodovias pelas quais a carga passou e perceberíamos que o veículo dele estava junto ao caminhão”, afirmou o titular da Deic Guarapari, delegado Guilherme Eugênio.

O sócio proprietário da sorveteria de Guarapari responderá por receptação qualificada, já que o insumo furtado foi recebido no depósito dele.  As investigações continuam para identificar os outros participantes do crime.

Investigações

As investigações foram iniciadas após um boletim de ocorrência registrado pelo primeiro motorista que entregaria a carga em Vila Velha. O funcionário só percebeu que tinha sido vítima de um furto quando chegou ao destino final, em Minas Gerais.

O motorista identificou um erro na quantidade de mercadorias no caminhão e entrou em contato com a empresa de Vila Velha, que informou que não tinha recebido os insumos.