A Polícia Federal deflagrou na manhã desta segunda-feira (07), a Operação Volátil, com o objetivo de investigar uma organização criminosa que forneceu álcool em gel para a Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA/ES), em contratação com indícios de fraude e superfaturamento envolvendo o uso de verba federal destinada ao combate do Covid-19. O Governo do ES entra na fase de investigação federal.

 

 

 

 

Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão em residências e empresas nos municípios de Vitória e Vila Velha, no Estado do Espírito Santo, e Macaé e São Fidelis, no Rio de Janeiro, que culminaram na apreensão de documentos e equipamentos de mídia em geral.

 

A investigação deu origem pela Frente Parlamentar que fiscaliza aplicação dos recursos na área da Saúde formada pela minoria do Legislativo do ES.

 

 

 

 

A Operação Volátil teve inicio com o recebimento de relatórios da CGU/ES e do TCE/ES, instituições conveniadas do Focco/ES, apontando irregularidades na aquisição de álcool em gel pela Sesa/ES, em processo de compra com dispensa de licitação ocorrido nos meses de março e abril de 2020. A investigação constatou que empresários envolvidos movimentaram os recursos recebidos com a venda do álcool em gel para o Governo do Espírito Santo para outras empresas do grupo, parentes e empresas em nome de terceiros, em operações financeiras típicas da prática de lavagem de dinheiro.

 

 

 

 

CRIMES INVESTIGADOS

 

 

Os investigados poderão responder pela prática dos delitos de Organização Criminosa (Art. 2 da Lei 12.859/2013), Fraude a Licitação (Art. 90 da Lei 8666/93) e Lavagem de Capitais (Art. 1º da Lei 9.613/1998).

 

 

 

A FOLHA DENUNCIOU DESDE 2020: