Um homem de 77 anos, ex-militar do Exército, foi detido, em flagrante, na noite desse domingo (13), no bairro Independência, em Cachoeiro de Itapemirim-ES. O suspeito é investigado por manter sua mulher, de 57 anos, em cárcere privado e por posse ilegal de 75 armas de fogo, encontradas em um quarto cofre em sua residência.

A Polícia Militar foi acionada, na manhã desse domingo, para libertar uma mulher que estava trancada dentro da residência e sem alimentação por cerca de 24 horas, foi necessário forçar o portão para entrar na residência. Ela contou a PM que seu marido a ameaça de morte constantemente, ela ainda informou que ele é ex-militar e um colecionador de armas de fogo.

A mulher foi encaminhada para a delegacia Regional de Cachoeiro de Itapemirim. O suspeito não foi encontrado no momento. Ao tomar conhecimento da ocorrência, o delegado Thyago Mello, que estava de plantão, solicitou junto ao Poder Judiciário o pedido de medidas protetivas de urgência em favor da vítima, bem como o mandado de busca e apreensão das armas de fogo.

Após o deferimento, o delegado enviou uma equipe da Polícia Civil (PCES) até a residência, no bairro Independência, para cumprimento do mandado de busca e apreensão. No local, foram apreendidas 75 armas de fogo, sendo 40 armas curtas e 35 armas longas, como carabinas, fuzis, espingardas, pistolas e uma pistola-metralhadora UZI, utilizada pelas forças israelenses como uma arma de defesa pessoal, além de munições. Todo o material foi apreendido dentro de um quarto cofre construído, segundo o suspeito, sob exigência do Exército.

De acordo com o delegado, o ex-militar alegou ser colecionador e que teria a documentação de todas as armas. No entanto, ele não as apresentou, razão pela qual foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e liberado mediante o pagamento de fiança.

As investigações relacionadas ao crime de cárcere privado e ameaças serão apuradas pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Cachoeiro de Itapemirim. Em relação à posse irregular de arma de fogo, o crime será apurado pela Delegacia Especializada de Infrações Penais e Outros (Dipo) de Cachoeiro de Itapemirim.