Dois carros de luxo estão à disposição da Polícia Rodoviária Federal no Espírito Santo no atendimento às ocorrências. Trata-se de um Porsche Cayenne GTS, com motor V6 3.6 biturbo, e de um BMW 320i 2.0.

Os dois veículos foram apreendidos em uma operação de combate ao tráfico de drogas e, agora, servem como viaturas da corporação. Eles fazem parte da frota de sete carros de luxo que a PRF passou a utilizar desde a segunda quinzena de agosto.

As novas viaturas deixaram de ser bens ostentados por criminosos para compor a frota da PRF e servir à sociedade em ações educativas e eventos.

Por decisão da Justiça Federal, os veículos foram cedidos à corporação e caracterizados como viaturas policiais ostensivas, recebendo adesivos de identificação, luzes intermitentes, sirenes e sistema de comunicação. 

Confira as especificações dos modelos:

PORSCHE CAYENNE GTS

Folha Vitória

O maior modelo da fabricante alemã, tem debaixo do capô um motor V6 3.6 biturbo que desenvolve 440 cv de potência e está acoplado a uma transmissão automática Tiptronic S de oito velocidades e 61 kgfm já a 1.600 RPM e faz de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos. 

Equipado com tração integral e relação peso/potência de 4,7 kg/cv, a configuração GTS (de Gran Turismo Sport), arranca muito forte apesar de ter mais de duas toneladas, atingindo a velocidade máxima de 262 km/h. 

Outro detalhe é o sistema de escape “ativo”, além de ser mais esportivo a peça deixa o ronco do motor mais forte, o modelo ainda traz de série um sistema de freios mais eficiente, dotados de discos enormes de 390 mm de diâmetro na dianteira e 358 mm na traseira.

 

BMW 320I 2.0

Folha Vitória

 

O segundo sedã médio da marca a integrar a frota PRF é catarinense de sangue germânico, produzido em Araquari/SC, é equipado com motor TwinPower Turbo de quatro cilindros em linha e 1.998 cm³, com 184 cavalos de potência (5.000 a 6.500 rpm) e torque de 30,6 kgfm (1.350 a 4.000 rpm). 

O conjunto motriz, que inclui ainda tração traseira e câmbio automático de oito marchas, faz com que o sedã seja capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos e atingir a velocidade máxima de 240 km/h. O modelo é equipado com os mesmos itens tecnológicos do parceiro de plantão 330i M Sport.