Mais uma vez a Polícia Militar Ambiental apreendeu pássaros silvestres em cativeiro em Guaçuí. A apreensão ocorreu neste final de semana e foi possível a partir da Operação Fauna, que visa coibir o comércio e aprisionamento das espécies na Região do Caparaó.

A apreensão foi possível após seis militares em duas viaturas fiscalizarem o comércio no município, nos bairros e distritos.

Foram flagrados pássaros em cativeiro em 13 residências, sendo apreendidos um total de 40 pássaros da Fauna Silvestre Brasileira, sendo: 28 coleiros, nove canários da terra, um sanhaço, um bigodinho e um trinca ferro, todos sem anilhas e a devida autorização.

Os pássaros foram recolhidos e encaminhados ao Instituto de Meio Ambiente (Iema), onde após avaliação serão reintroduzidos na natureza.

A Polícia Militar Ambiental adverte que manter pássaros Silvestres em cativeiro sem autorização do órgão ambiental competente é crime previsto no Art. 29, §1º, inciso III e §4º, inciso I, da Lei Federal 9605/98 (Lei de Crimes Ambientais), com pena de detenção de 06 (seis) meses a 01 (um) ano, e multa.

Qualquer denúncia de crime ambiental pode ser feita através do número 181, ou pelo sítio eletrônico https:/disquedenuncia181.es.gov.br/