Hoje no início da manhã foi deflagrada pela Polícia Federal a Operação Volátil II que apura fraude na compra de R$ 6.3 milhões em álcool em gel pelo governo do Espírito Santo.   

O servidor alvo da PF no esquema de corrupção é Rodrigo Vaccari, subsecretário de Infraestrutura Rural da Secretaria de Agricultura do Estado (SEAG). É natural de Colatina e tem formação em psicologia. Foi membro Diretório Acadêmico da UFES e militante político das bases do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Estava responsável por programas, projetos e investimentos ligados as áreas rurais do Estado.

COINCIDÊNCIAS?

Ele é o sucessor direto do secretário Paulo Foletto na pasta de Agricultura. Foletto é deputado federal licenciado, e Vaccari por anos foi seu assessor e era considerado seu homem de confiança na Câmara dos Deputados. A indicação do subsecretário na SEAG foi do próprio Foletto. Vaccari é membro da Executiva estadual do PSB, partido de Foletto e do governador Renato Casagrande.

A SEAG também foi alvo de busca e apreensão.

ENTENDA O CASO

As investigações tiveram início com o recebimento de relatórios da CGU/ES e do TCE/ES, apontando irregularidades na aquisição de álcool em gel pela SESA/ES, em processo de compra com dispensa de licitação ocorrido nos meses de março e abril de 2020.

As auditorias realizadas pelos órgãos de controle e as investigações conduzidas pela PF indicam que a empresa que forneceu o álcool para a SESA/ES foi criada com a finalidade de participar do certame, sem qualquer histórico de atuação no fornecimento desse tipo de material. Há ainda indícios do uso de documento falso para comprovar a capacidade técnica de fornecimento do álcool em gel contratado, bem como indicativo de superfaturamento no valor do bem.

Durante as investigações foi possível constatar que os empresários envolvidos movimentaram os recursos recebidos com a venda do álcool para o Governo do Espírito Santo para outras empresas do grupo, parentes e empresas em nome de terceiros, em operações financeiras típicas da prática de lavagem de dinheiro.