Thiago Rodrigues e seus amigos criaram em Guarapari o Instituto Amar, um projeto que há 3 anos realiza mutirões de limpeza em diferentes praias da cidade, na busca pela conscientização e diminuição da quantidade de plástico utilizado pelos moradores. São essas e várias outras histórias que Aridelmo Teixeira tem encontrado no Espírito Santo, a partir do seu movimento “Caminhos da Esperança”.

O programa do pré-candidato ao governo do estado pretende viajar por todas as regiões do estado, para conhecer pessoas e ações inspiradoras. Até o momento, foram mais de 30 cidades visitadas e 35 projetos encontrados, cerca de 2,5 mil quilômetros rodados em 5 microrregiões capixabas. Para Aridelmo, o movimento é importante por querer mostrar que é possível pensar em novas soluções, indo ao encontro direto com o capixaba. “São projetos e pessoas que transformam, que inspiram, que promovem o diálogo e que trazem benefícios para todos da comunidade. É realmente inspirador!”, afirmou o pré-candidato.

O Caminhos da Esperança tem uma van personalizada, que viaja cada semana para uma região diferente a fim de encontrar ações que impactam a sociedade. Como no caso do Projeto Vill’Agindo, em Cachoeiro de Itapemirim, que oferta aulas e oficinas educativas para crianças e adolescentes durante o contraturno escolar. “Hoje vemos como o Vill’Agindo transformou positivamente nosso bairro, com mais jovens instruídos para o mercado e com menos casos de violência.

O Espírito Santo precisa saber que projetos assim existem”, conta Dayse Polonini, coordenadora pedagógica do projeto. O conteúdo das viagens é disponibilizado nas redes sociais e no site da campanha. Dessa forma, é possível ter a oportunidade de ver programas que as vezes são invisíveis para a sociedade, mas que tem o poder de levar esperança e inspiração para todos. O movimento Caminhos da Esperança é o ponto de partida para a criação do plano de governo de Aridelmo, que enxerga as pessoas como prioridade.