Um presidiário de 19 anos morreu no Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória, nesta terça-feira (28). Esse foi o segundo caso de morte de presidiário do Espírito Santo em dois dias.

Emerson Gomes Pereira foi encaminhado ao hospital após ter sido encontrado ferido em uma cela do Centro de Detenção Provisória de Guarapari, no domingo (26).

Uma prima do detento, Jussara Gomez, disse à TV Gazeta que o homem estava preso por roubo há três meses. De acordo com Jussara, ele foi espancado.

 

"Hoje a nossa família está chorando. Meu primo errou, mas estava pagando pelo que ele fez e simplesmente vieram e tiraram a vida dele. Estava todo machucado, olho, a mão, pescoço. Demoraram muito pra socorrer ele e trouxeram ele praticamente sem vida", contou.

 

 

Emerson Gomes Pereira foi encontrado ferido em cela de presídio — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Emerson Gomes Pereira foi encontrado ferido em cela de presídio — Foto: Reprodução/TV Gazeta

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) confirmou a morte e informou que o caso está sendo investigado.

Segundo a Sejus, a unidade abriu Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) para investigar o caso, que foi informado à Polícia Civil, ao Poder Judiciário, ao Ministério Público e à Defensoria Pública.

 

"Ele foi imediatamente socorrido pelos servidores da unidade prisional e encaminhado para atendimento hospitalar. Os internos que compartilhavam a cela foram levados à 2ª Delegacia Regional de Vila Velha para serem ouvidos", divulgou a secretaria.

 

A Sejus informou ainda que o "fato foi devidamente comunicado aos familiares cadastrados do preso, por meio da direção da unidade e do setor Psicossocial, prestando todo apoio necessário à família".

 

A Polícia Civil disse que o caso está sendo tratado como "homicídio com uso de outros objetos e formas" e seguirá sob investigação da Delegacia Especializada de Crimes no Sistema Carcerário.

Ainda de acordo com a polícia, nenhum suspeito foi preso e "detalhes da investigação não serão divulgados, por enquanto".

O corpo da vítima foi encaminhado para o Departamento Médico Legal (DML) de Vitória.

Centro de Detenção Provisória de Guarapari — Foto: Sejus/Divulgação

Centro de Detenção Provisória de Guarapari — Foto: Sejus/Divulgação

 

Outro caso

 

Na madrugada de segunda (27), um preso foi encontrado morto no Centro de Detenção Provisória de Vila Velha (CDPVV).

A Sejus informou que o interno foi encontrado morto dentro da cela.

O nome do preso não foi divulgado e o caso também é investigado.