A Polícia Federal prendeu em flagrante nesta quinta-feira (2),  em uma agência da Caixa Econômica Federal em Várzea Paulista, um homem que vinha sacando indevida e sistematicamente valores pagos pelo programa do Auxílio Emergencial.

 

O homem, com 41 anos e com registro de prisão em 2013 por furto tentado, ao ser preso em flagrante delito logo após sacar valores em caixa de autoatendimento, portava aproximadamente R$ 2,7 mil e diversos cartões magnéticos em branco, com anotações de data para saques programados.

 

A investigação da Polícia Federal, que permitiu a identificação e prisão nesta data, iniciou-se há 30 dias com informações oriundas da própria Caixa Econômica Federal, que detectou saques irregulares em algumas agências e com o apoio fundamental da Guarda Civil Municipal de Jundiaí.

 

Em busca realizada na casa do preso, com autorização da Justiça Federal de Jundiaí, foram encontrados e apreendidos mais R$ 27 mil e mais cartões magnéticos, além de notebook e aparelho celular.

 

Confesso, o homem afirmou que os valores encontrados em sua posse e na sua casa correspondem à remuneração criminosa pela sua tarefa de saque, correspondendo a apenas 20% do valor total fraudado, mas não indicou outros integrantes do grupo.

 

No momento da prisão, o homem havia sacado valores indevidos pagos a título de seguro-desemprego.

 

Recolhido ao sistema prisional, o homem vai responder pelo crime de estelionato majorado, cuja pena pode chegar a quase 7 anos de prisão.

 

O inquérito policial prosseguirá por mais 15 dias analisando as informações, especialmente para identificar eventuais outros envolvidos na fraude.

 

A Polícia Federal orienta que, caso a pessoa tenha notícia de fraude em seu benefício, procure a agência da Caixa Econômica Federal para contestar o recebimento. A própria Caixa comunicará a contestação à Polícia Federal.