O Presidente anunciou que pretende extinguir as lombadas eletrônicas como forma de acabar com o que ele chama de “indústria da multa”.

 

De acordo com Bolsonaro, o governo federal tomou a decisão de não instalar mais nenhuma nova lombada eletrônica. “E as que ainda existem não serão renovadas quando a validade acabar”, disse o Presidente.

 

Bolsonaro afirmou que a decisão partiu de conversas com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas. “Há uma quantidade enorme de lombadas eletrônicas no País. É quase impossível viajar sem receber uma multa. Sabemos, ou ao menos desconfiamos, que no fundo o objetivo não é diminuir acidentes”, afirmou.

 

BRs no Estado têm 277 radares

 

Se a medida anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro for colocada em prática, pelo menos 251 radares devem ser desligados nas rodovias federais que cortam o Espírito Santo. Ao todo, são 277 equipamentos em BRs, contando com os radares espalhados pela BR-101, que é administrada pela concessionária Eco101.

 

Os radares que seriam extintos de imediato são os que pertencem ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

 

Ao todo, são 129 equipamentos de fiscalização na BR-262; 35 na BR-482; 38 na BR-259; 19 na BR-101 (trecho do Dnit); 14 na BR-393; 11 na BR-447 e seis na BR-342.