Morreu na manhã deste sábado (13), em Belo Horizonte, Minas Gerais, Dilma Jane, mãe da ex-presidente Dilma Rousseff. Ela tinha 95 anos de idade e enfrentava problemas de saúde, como embolia pulmonar e um AVC isquêmico transitório. A ex-presidente está em Londres, na Inglaterra, e deve chegar ao Brasil no domingo (14)

 

Dilma Jane nasceu em 1924 e foi casada com o imigrante  búlgaro Pétar Russév. Ele era funcionário da siderúrgica; ela, professora. A família se fixou em Belo Horizonte,

 

Há alguns anos Dilma Jane sofria de problemas de saúde. Ela, inclusive, nem sequer soube do impeachment da filha, em 2016. A matriarca chegou a morar coma filha no Palácio da Alvorada, residência oficial em Brasília, desde 2011, quando Dilma assumiu a Presidência da República.

 

Em 2015, ela teve um ataque isquêmico transitório, algo como um sinal de alerta emitido pelo corpo de que um Acidente Vascular Cerebral (AVC) pode ocorrer. Entre os sintomas, semelhantes aos do AVC, estão fraqueza em um dos braços ou uma das pernas, dormência em um lado do corpo, fala enrolada ou perda repentina da visão de um dos olhos.