O presidente Jair Bolsonaro defendeu seu modo de se expressar. O presidente usou como exemplo a sua frase a respeito de “fazer cocô dia sim, dia não”, chamou um jornalista de “idiota” e disse que não mudará seu discurso. “Vote num outro em 2022. É muito simples”, afirmou.

 

Bolsonaro havia sido questionado se frases com “tom irônico” contribuem com o clima de polarização política do país. Respondeu:

 

“Você quer que eu seja o quê? Um vaselina? Um politicamente correto? Ou, desculpe aqui, 1 isentão? ‘Ah… salvo melhor juízo… biribinha…’? Não. É resposta direta. Fui eleito assim. Não vou fugir à minha característica, com todo respeito que eu tenho a todos mundo, tá?


E quando falei a questão do cocô, foi uma resposta —não é você não, tá?— para um jornalista idiota lá em Brasília. O idiota perguntou para mim depois de eu ter explicado que o mundo cresce 70 milhões de habitantes por ano, o Brasil cresce um pouco mais de 2 milhões de habitantes por ano… Não dá para plantar na Lua nem em Marte, né? Assim como não dá para ensacar vento. E eu respondi o seguinte: é só você cagar menos que, com toda certeza, a questão ambiental vai ser resolvida. É isso que eu respondi para ele. Agora… Não é compatível com o presidente? Vote num outro em 2022. É muito simples”.

 

Vídeo com a resposta de Bolsonaro, publicado pelo canal de YouTube “Folha do Brasil”: