O deputado federal Sérgio Vidigal (PDT-ES) participou, nesta sexta-feira (7), de mesa redonda para avaliar os impactos causados devido à construção do viaduto de Amarelos, em consequência da duplicação da BR-101.
 

Na oportunidade, Sérgio Vidigal fez o compromisso de fazer os encaminhamentos necessários para achar soluções que sejam boas para todos, tanto pedestres como motoristas e que seja também de forma sustentável.
 

"Vamos acompanhar, junto aos órgãos responsáveis os desdobramentos que atendam a todos da melhor forma", disse Vidigal, autor do requerimento de realização da mesa.
 

O encontro contou com grande participação popular, que apresentou colocações, como por exemplo, a que após a construção do viaduto nas imediações da praça do pedágio, os moradores serão obrigados a passar pela praça para fazer o percurso de ida e retorno.
 

Vale ressaltar que algumas demandas já foram atendidas como a implantação do contorno e a construção do viaduto, atendendo as comunidades de Reta Grande e Rio Grande.
 

O debate foi coordenado pelo deputado federal Ted Conti (PSB).
 

Também participaram do evento o deputado federal Evair de Melo (PP), o vereador, Marcos Grijó (PDT), o diretor-superintendente no Espírito Santo da Eco101, Carlos Eduardo Auchewski Xisto, o representante da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) do ES, Halpher Luiggi, o representante da Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Estado, Eduardo Soares, a secretária municipal de Meio Ambiente de Guarapari, Thereza Crhistina Hassen, o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Guarapari (Sindicig), Fernando Otávio, o secretário de Turismo, Gedson Merizio, e dezenas de moradores de Amarelos e região.
 
 

ANTT



Halpher Luiggi lembrou que o contrato da BR-101 foi assinado em 2013, mas os estudos começaram em 1997. Então, todas as questões que foram levadas à mesa redonda, serão analisadas pela ANTT.



"Então, é relevante que a gente conheça um pouco de como isso aconteceu, o que é o contrato, como a gente pode avançar ou não nas soluções de eventuais problemas e discutir a mudança de comportamento da comunidade na rodovia.


 
Reivindicações

Porta-voz da população, o vereador Marcos Grijó entregou um documento contendo reivindicações das comunidades. São elas:

 

  • Avaliação de construção de via paralela para atender aos moradores de Rancho Liberdade até o retorno que já existe;
  • Retomar os pontos de ônibus para os locais de origem que já existiam antes do início da duplicação, com baias de recuo para o acesso ao transporte coletivo e escolar;
  • Instalação de passarela em Amarelos para pedestres a fim de garantir a segurança na travessia da pista;
  • Avaliação da construção de um retorno na comunidade de Iguape, onde a rotatória irá auxiliar no acesso a Rota de Turismo da Região Norte e também irá atender ao agroturismo, pousadas, cavalgadas, festas de comunidades e campeonatos rurais, e ainda promover o acesso às comunidades quilombolas.
  • Em Samambaia (local que possui escola municipal que atende todas as comunidades do entorno, com aproximadamente 220 alunos) manter a entrada da comunidade com recuo de baia para pontos de ônibus nos dois sentidos da pista e promover a instalação de passarela para pedestres garantindo a segurança da travessia.
  •