Nesta quarta-feira (6), a atriz Regina Duarte e o presidente da República, Jair Bolsonaro, participaram de um almoço seguido de uma reunião em Brasília. Após as polêmicas recentes, a artista optou por continuar à frente de seu cargo na Secretaria Especial da Cultura.

Regina Duarte está com 73 anos de idade, e aproveitou o encontro com o presidente para apresentar vários dos seus projetos para a pasta no decorrer dos próximos meses. Entretanto, conforme apurou o jornalista Ricardo Feltrin, em sua coluna no UOL, o objetivo do encontro não foi esse.

 

Com um tom bastante pacífico, nada se falou sobre as pressões recentes sofridas pela ex-atriz da Globo em seu cargo. Na manhã desta terça-feira (5), Regina Duarte foi surpreendida com a renomeação de Dante Mantovani para o comando da Funarte. No início do ano, ela havia o demitido, e o seu retorno para o governo foi publicado no Diário Oficial da União sem o conhecimento de Regina Duarte.

Áudios, vazados pelo site O Antagonista, mostram que a atriz ficou muito frustrada com a decisão, expondo o embate que existe entre ela e a ala olavista no governo federal. Este seria um dos principais pontos de tensão atual no governo Jair Bolsonaro: de um lado, os militares seguem apoiando Regina Duarte à frente da Secretaria Especial da Cultura; do outro, os discípulos do filósofo e escritor Olavo de Carvalho a querem embora do governo federal.

 

De acordo com a mesma coluna, nada se falou sobre a crise. Em um tom bastante fraternal, em nenhum momento Regina Duarte falou sobre abandonar o seu cargo. Do outro lado, Jair Bolsonaro não exerceu nenhum tipo de pressão sobre a sua subordinada.