Na convenção municipal do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) de Santo Antônio dos Lopes, Maranhão, o candidato a prefeito Eunélio Mendonça virou piada na internet após chamar quatro pessoas que têm deficiência da fala (mudos) para subir ao palanque e ainda colocá-las para discursar.

A convenção ocorreu no dia 15 de setembro e foi transmitida ao vivo nas redes sociais. Após o evento, o vídeo viralizou e muitos internautas acusam o candidato de discriminação e de usar pessoas com deficiência para se promover. 

O candidato chamou um grupo de mudos para subir ao palanque e discursar. “Os quatro mudo (sic) que aqui me acompanha (sic), eu quero fazer questão de cada um fazer um discursinho aqui para pedir voto, voto não, para pedir o apoio para o próximo prefeito de Santo Antônio dos Lopes, Eunélio Mendonça”, disse o candidato.

A cena é constrangedora. Com o microfone em mãos, cada um dos quatro  “discursa” brevemente e recebe, entre risos e gestos de “V” com as mãos, os aplausos dos companheiros.