A Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) do governo federal informou, em nota, que o presidente norte-americano, Joe Biden, enviou carta de agradecimento ao presidente Jair Bolsonaro pelos cumprimentos recebidos após posse na presidência dos Estados Unidos. Segundo o informe, "Biden salientou que seu governo está pronto para trabalhar em estreita colaboração com o governo brasileiro".

 

 

 

 

 



Bolsonaro foi o último presidente do G-20 a reconhecer a vitória do democrata e parabenizá-lo, pelo Twitter, em 15 de dezembro de 2020. De acordo com a Secom, a carta é datada do mês passado, 26 de fevereiro, e defende o estreitamento de laços entre os dois países em termos econômicos, sanitários e de sustentabilidade.

 

 

 

 

 

 



A menção à carta de agradecimento foi divulgada pela secretaria menos de 24h após serem divulgados trechos da entrevista do ex-presidente - e opositor ao governo Jair Bolsonaro - Luiz Inácio Lula da Silva à rede americana CNN. Nela, Lula faz um apelo a Biden para que convoque reunião do G-20 a fim de tratar da distribuição de vacinas e reforça críticas a Bolsonaro. A íntegra da entrevista deve ser divulgada nesta quinta-feira (18).

 

 

 

Íntegra

 

 

 

 

Leia a íntegra da nota divulgada pelo governo brasileiro:

 

 

 

 

NOTA

 

 

 

 

Em atenção à mensagem de cumprimentos recebida por ocasião de sua cerimônia de posse como 46º Presidente dos Estados Unidos da América, o Presidente Joe Biden dirigiu carta de agradecimento ao presidente Jair Bolsonaro, datada de 26 de fevereiro último.

Ao referir-se às diversas vezes em que esteve no Brasil como vice-presidente, o presidente Biden sublinhou que não há limites para o que o Brasil e os EUA podem conquistar juntos. Destacou que as duas nações compartilham trajetória de luta pela independência, defesa de liberdades democráticas e religiosas, repúdio à escravidão e acolhimento da composição diversa de suas sociedades.

Após enfatizar a responsabilidade comum dos dois líderes em tornar o Brasil e os EUA mais seguros, saudáveis, prósperos e sustentáveis para as gerações futuras, o Presidente Biden saudou a oportunidade para que ambos os países unam esforços, tanto em nível bilateral quanto em fóruns multilaterais, no enfrentamento aos desafios da pandemia e do meio ambiente, em alusão ao caminho para a COP26 e para a Cúpula sobre o Clima, esta última a ser sediada pelos EUA em 22 de abril próximo.

Ao final, o presidente Biden salientou que seu governo está pronto para trabalhar em estreita colaboração com o Governo brasileiro neste novo capítulo da relação bilateral.

Secretaria Especial de Comunicação Social / MCom