O presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo,  deputado Erick Musso, promulgou nesta quinta-feira (10) uma lei, de autoria do ex-deputado Lorenzo Pazolini, determinando que hospitais e maternidades do Estado ofereçam aos pais e/ou responsáveis de recém-nascidos, orientações e treinamento para primeiros socorros em caso de engasgamento, aspiração de corpo estranho e prevenção de morte súbita.

 



Acidentes como engasgamento do bebê são mais comuns do que se imagina, contudo, o desfecho positivo do episódio depende do pronto atendimento dos cuidadores, especialmente da mãe, até que o socorro profissional chegue a tempo.

 

 



O engasgo é considerado uma emergência, e em casos graves, pode levar a pessoa à morte por asfixia ou deixá-la inconsciente por um tempo. Sendo assim, agir rapidamente evita complicações.

 

 

 



De acordo com a proposta as orientações e o treinamento serão ministrados antes da alta do recém-nascido. É facultado aos pais e/ou responsáveis a adesão ao treinamento oferecido pelos hospitais e maternidades, que deverão afixar, em local visível, cópia da Lei para que todos os pais e/ou responsáveis de recém-nascidos tomem conhecimento do treinamento oferecido.

 

 

 



Diversos casos acontecem e são divulgados pela mídia. Um exemplo recente, foi no dia 31 de março deste ano, em que um bebê recém-nascido, com aproximadamente 34 horas de vida, engasgou e foi socorrido por Policiais Militares que ficam no posto da Rodovia do Sol, entre Vila Velha e Guarapari, no Espírito Santo. A criança tinha acabado de receber alta hospitalar e estava no carro com a família indo para casa.