Folha do ES
Seg, 23 de Mai
Receitas cofril

Home   Política     Brasil


Mourão diz que não há espaço para reajuste salarial de servidores

Mourão diz que não há espaço para reajuste salarial de servidores

Servidores públicos federais de 46 categorias ameaçam greve caso o Ministério da Economia não conceda reajuste a todos

  Por Julia Mothé

  18.janeiro.2022 às 20:45

O vice-presidente, Hamilton Mourão, disse nesta terça-feira (18) que não há espaço no Orçamento para conceder aumento salarial aos servidores públicos. Segundo ele, o presidente Jair Bolsonaro ainda não se decidiu sobre os reajustes dos agentes da segurança e saúde.

"Não tem espaço no Orçamento pra isso [reajuste salarial a todos os servidores públicos federais], não sei nem se o presidente vai conceder isso ai [para servidores da segurança e saúde], vamos aguardar e esperar o presidente bater o martelo, mas o espaço orçamentário é muito pequeno", comentou Mourão.

No fim do ano passado, o governo reservou R$ 1,7 bilhão para contemplar reajuste salarial apenas para policiais federais, policiais rodoviários federais e agentes penitenciários, o que causou insatisfação generalizada de servidores de outras categorias.

Nesta terça-feira (18), servidores públicos federais de 46 categorias organizam uma mobilização com indicativo de greve caso o Ministério da Economia não inclua todos na previsão de reajuste salarial em 2022.

O presidente Jair Bolsonaro afirmou em 8 de janeiro que o reajuste prometido no fim de 2021 aos servidores públicos não está garantido. Ele havia prometido reajuste a todos os servidores neste ano em que disputa a reeleição. "Reajuste seria de 3%, 4%, 5%, 2%, que seja de 1%", disse o presidente, em dezembro. "Servidor, em grande parte, merece isso", completou.

No entanto, em meio à adesão em massa dos servidores públicos federais ao movimento de operação-padrão e entrega de cargos comissionados no governo com ameaças de greve, Bolsonaro pediu "sensibilidade" ao funcionalismo e reafirmou que não há espaço no Orçamento.


Fonte: R7

Comentários Facebook


Facebook


Newsletter


Inscreva-se no boletim informativo da Folha do ES para obter suas atualizações e novidades semanais diretamente em seu e-mail.

© 2022 Folha do ES. Todos os direitos reservados.