Folha do ES
Qua, 29 de Jun

Home   Política     Brasil


Alexandre Kalil anuncia aliança com Lula em MG

Alexandre Kalil anuncia aliança com Lula em MG

Os termos do acordo ainda não foram divulgados

  Por Redação

  20.maio.2022 às 10:02

Pré-candidato ao governo de Minas Gerais, Alexandre Kalil (PSD) anunciou nesta quinta-feira (19) a aliança com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Estado. Kalil está reunido em Belo Horizonte desde o início da tarde com o deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), coordenador da campanha de Lula em Minas.

Os termos do acordo ainda não foram divulgados. O palanque ainda não havia sido oficializado por causa de entraves envolvendo a disputa pelo Senado no estado -Lopes e Alexandre Silveira (PSD) são os pré-candidatos de cada partido a uma vaga na Casa.

A princípio, conforme divulgado pelo UOL, nenhum dos lados queria ceder. O PSD de Minas considerava mais vantajoso investir na reeleição de Silveira ao Senado do que brigar pelo governo estadual.

Parte do eleitorado mineiro do PSD -principalmente no interior- é identificada com o bolsonarismo, assim como alguns de seus parlamentares eleitos. O próprio Silveira foi cotado para ser o líder do governo federal no Senado.

Além disso, a chapa do PSD inicialmente seria puro-sangue: o pré-candidato a vice era o deputado estadual Agostinho Patrus (PSD-MG). O PT argumentava que, para dividir o palanque, era necessário ter algum petista na chapa.

No entanto, Agostinho comunicou nesta quarta-feira (18) ao PSD que abriria mão da vice-candidatura ao governo estadual para que um petista entrasse na composição com Kalil.

A decisão foi tomada três dias após a presidente nacional do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), anunciar que Reginaldo assumiria a coordenação da campanha de Lula em Minas e que atuaria nos bastidores para selar a aliança com o PSD.

Oficialmente, Reginaldo disse que não estava abrindo mão da disputa pelo Senado, mas internamente ele já admitia a possibilidade de ceder para viabilizar a aliança.

A falta de um acordo formal teria provocado a ausência de Kalil no palanque de Lula em viagem a Minas na semana passada.

O ex-prefeito de BH pediu, durante sabatina do UOL e da Folha de S.Paulo, uma aliança formal com o Lula. Ele elogiou o ex-presidente, e o chamou de "grande líder": "Eu tenho uma visão humana, como o presidente Lula", disse.

"Pelo tamanho do presidente Lula, ninguém dá bolo nele. Quem dá bolo é malcriado, não cumpre o dever e não vai ao encontro que marcou. Como não houve nada marcado, então não houve bolo", e acrescentou: ''O que o candidato Alexandre Kalil quer é uma aliança formal com o presidente Lula".

Em mais de uma ocasião, Kalil afirmou que não votará no presidente Jair Bolsonaro (PL) e que Lula é o seu candidato à Presidência da República.


Fonte: Notícias ao Minuto

Comentários Facebook


Facebook


Newsletter


Inscreva-se no boletim informativo da Folha do ES para obter suas atualizações e novidades semanais diretamente em seu e-mail.

© 2022 Folha do ES. Todos os direitos reservados.