O servidor Samuel de Oliveira Gonçalves, efetivo da Prefeitura de Vargem Alta-ES, é suspeito de deixar rastro de fraudes, chantagens com pedido de propina, prevaricação e crimes contra a administração pública que pode levá-lo a perder o cargo e até ser preso.

O caso já está em processo de investigação pelo Ministério Público local e já foi aberto sindicância pela Prefeitura de Vargem Alta para apurar os fatos. A Câmara Municipal da cidade também tem ciência e deverá debater o assunto na sessão de segunda-feira.

Samuel de Oliveira Gonçalves é motorista efetivo, mas ocupou a gerência de patrimônio, quando abriu empresa laranja, através de um estagiário da Prefeitura, para disputar concorrência de manutenção de computadores.  O concorrente na licitação, uma empresa de Cachoeiro de Itapemirim-ES, denunciou a fraude e , logo, o prevaricador saiu do certame e baixou a empresa para desfazer a suspeita.

Logo em seguida, o servidor suspeito dos crimes de improbidade foi transferido para a Defesa Civil para ser responsável pelo projeto "Morar Legal" para pessoas de baixa renda. Entretanto, segundo denúncia tramitando no MP, ele estava exigindo cerca de R$ 1 mil para ofertar preferência no programa.

Como coordenador da Defesa Civil, além dessas séries de irregularidades, Samuel de Oliveira, fazia uso recorrente de veículos da Prefeitura para passeios e uso particular, por certo, contando com a impunidade.

Diante desse rastro de crimes cometidos contra o Poder Público, o prefeito João Altoé (PSDB), através do secretário da Administração, Givaldo Panetto, abriu sindicância em desfavor do servidor para investigar os atos de improbidades, independente do resultado do inquérito do Ministério Público.

"De fato, abrimos duas sindicância contra este servidor por uso indevido de veículos da prefeitura e de denúncias de recebimento de propina no programa "Morar Legal". Depois da apuração, vamos enviar a conclusão do inquérito administrativo ao MP. O Brasil precisa mudar. É inaceitável esse comportamento de um servidor público", pondera e confirma as informações Givaldo Panetto.

A qualquer momento, mais informações sobre este caso divulgado com exclusividade pelo Portal da FOLHA DO ES que está de posse de todos os documentos sobre as denúncia.