O Prefeito da Serra Audifax Barcelos (REDE) age com desespero frente à iniciativa da Câmara de Vereadores de investigar possível corrupção em sua gestão.

As investigações partem de delações do ex secretário de saúde da Prefeitura junto ao MP, revelando corrupção na pasta. Esse tipo de delação partindo de ex agente público da própria prefeitura é inédito no município, sobretudo porque delata fatos de sua própria pasta (Saúde). Com base nesse material, a Câmara abriu várias frentes de investigações, assumindo protagonismo jamais visto no legislativo da Serra.

Audifax não conseguiu abafar as apurações e optou pela estratégia kamikaze, a mesma que levou chefes do Poder Executivo para quedas escandalosas, como ocorreu com Fernando Collor, e o ex governador do ES José Ignácio Ferreira. Acuados pelas investigações de corrupção,  partiram para cima do Legislativo e tiveram um péssimo desfecho histórico em suas carreiras.

Audifax age para desqualificar os vereadores investigadores, usando técnicas caluniadoras, difamatórias e intimidativas, valendo-se inclusive de órgãos de investigação outrora controlados por atuais aliados, como o Coronel Nylton Rodrigues, atual secretário de defesa social da Prefeitura e ex secretário de segurança do Governo (portanto ex chefe do Nuroc, acionado pelo Prefeito).

A ausência de diálogo, a truculência e o transbordo de atos de corrupção na Prefeitura colocam Audifax em posição extremamente constrangedora e sem discurso para conter as investigações da Câmara, na linha da nova política desenhada no país.

O aliado de Audifax, Senador Fabiano Contarato (REDE), inclusive é a favor de se assinar CPI’s, como fez recentemente no Senado para exercer a legítima atribuição de investigação do Poder Legislativo. Não se viu o Senador falar contra as investigações legislativas de seus colegas vereadores da Serra, porque ele também apoia o exercício da competência investigatória do Legislativo, em favor da transparência e da fiscalização dos recursos públicos.

A Câmara promete novas revelações sobre operadores da Prefeitura da Serra, que supostamente recebem propina de fornecedores, com destaque para uma mulher e dois homens ocupantes de cargos públicos na gestão do Prefeito Audifax.