Denúncias contundentes de corrupção feitas pelo ex-secretário municipal de Esporte, Turismo, Cultura e Lazer de Sooretama, Cleidson Carminati, levaram a Câmara de Vereadores do município a aprovar a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar a administração do prefeito Alessandro Broedel (PSDB).  

A leitura da denúncia em plenário ocorreu na noite da última segunda-feira (29). O processo de número 460/2019 foi aberto em decorrência da denúncia apresentada por Carminati, consideradas graves pelos vereadores, e envolvem não apenas o chefe do Executivo, mas outros ocupantes de cargos de confiança, além de empresas prestadoras de serviços e fornecedoras de produtos à municipalidade.

O conteúdo da denúncia traz fortes indícios de irregularidades cometidas pelo prefeito, visando favorecer empresas que, supostamente, financiaram sua campanha em 2016.

VOTAÇÃO

A CPI foi instalada com o apoio da maioria, incluindo um voto Do vereador Erivelter Luns (PSDB), colega de partido do prefeito. Dos oito vereadores com direito a voto, seis foram favoráveis à abertura da Comissão Parlamentar Inquérito, apenas dois foram contrários. 

Votaram a favor: Bebeto Salvador (PP), Edson Santiago (PTB), Jaqueline Gomes (SD), Madinho Rigato (PTN), Paulo Correia (PMN) e Erivelton Luns (PSDB). Votaram contra: Neuso Caliman (PSDB) e Paulinho do Gás (PSDB).

O portal FOLHA DO ES  já havia publicado com exclusividade sobre a máfia das prefeituras, onde empresas de limpeza urbana (Bio Sanear) e empresas de produção de eventos e até poda de árvores, atuam nas prefeituras capixabas e até em outros estados.

Em Sooretama, um fato curioso é que empresas pertencentes a um único proprietário, porém com nomes diferentes, atuam na prestação de serviços, sejam eles terceirizados, dentro de um grande contrato, como o caso da Bio Sanear; bem como tais empresas detêm contratos diretos, tornando o esquema aparente, o que deverá motivar também investigação do Ministério Público Estadual. 

Pesa também contra o prefeito denúncia de abastecimento de carros particulares com recursos públicos. Como a Folha do ES já havia denunciado, a empresa Bio Sanear atua com um contrato que ultrapassa os R$ 4 milhões, mas tem veículos que eram abastecidos pela prefeitura, e, no controle de frota junto ao Posto de Combustíveis, era lançada a placa de um caminhão que está há pelo menos 6 meses desativado no pátio da prefeitura. 

Além do caminhão, também existem informações que o procedimento se repete em uma máquina niveladora (Patrol) que está baixada na garagem municipal, no entanto, abastecem outros veículos com diesel, e lançam no controle de abastecimento do Posto, a quilometragem do equipamento, como se ele estivesse em uso.

A Comissão também deverá apurar os elevados gastos com oficinas mecânicas do município, bem como o uso indevido dos serviços e possíveis fraudes cometidas por empresários do ramo que detêm os contratos.

Recentemente, um morador de Sooretama, após ter o seu veículo danificado por uma máquina da prefeitura, ao tentar ter o seu problema resolvido, e ser ignorado pelo prefeito, fez graves acusações ao prefeito e um secretário. 

O morador proprietário do veículo chegou a citar como seria realizado o “esquema” para que o seu veículo fosse consertado em uma das oficinas mecânicas que fornecesse serviços para a prefeitura. A empresa faria o serviço e emitiria uma nota fiscal, como se tivesse consertado um caminhão da prefeitura.

Tendo em vista o teor da denúncia, e a gravidade das acusações, o presidente do Legislativo Municipal, Klysmamm Marcelino (PTB), acatou as denúncias, e, após submeter o processo ao plenário, foi discutido e votado, tendo assim instalada a CPI para apurar as supostas irregularidades cometidas pela gestão de Alessandro Broedel.

Blindagem de empresário

O vereador Neuso Caliman (PSDB), colega de partido do prefeito e líder do executivo na Câmara, além de ter votado contrário, tentou desqualificar a denúncia e quem a fez, e chegou a dizer que toda vez que alguém tentou fazer um bom trabalho no município, apareceram denúncias para prejudicá-los. Ele também fez críticas contra a pessoa do ex-secretário Cleidson Carminati. 

Fontes no município revelam que o vereador Caliman tem como principal objetivo blindar o dono de uma das empresas prestadora de serviços na área de mecânica, uma das que está sendo investigada pela Comissão da Câmara e também pelo Ministério Público de Linhares. 

Comenta-se no município a relação de amizade e de cunho fraternal, entre o vereador e proprietário de uma das empresas, que já faturou mais de R$ 1,250 milhão em apenas dois anos de mandato. 

COMPOSIÇÃO 

Após a instalação da CPI, foram sorteados os nomes dos vereadores que foram nomeados na Comissão, são eles: Bebeto Salvador para presidir os trabalhos; o vereador Edson Santiago na relatoria; já o vereador Paulinho do Gás, do mesmo partido do prefeito, se mostrou bastante confuso em seu pronunciamento após ter sido sorteado para compor os trabalhos da comissão, e, em seguida ocupar a função de membro.

A comissão tem prazo de 90 dias, prorrogáveis por mais 90, para apresentar um parecer das denúncias. Com a abertura dos trabalhos, os denunciados após notificação e acesso as acusações, deverão apresentar as defesas prévias. 

O afastamento do prefeito durante as investigações não é descartado, bem como dos secretários, caso a Câmara entenda que é necessário para poder realizar a investigação sem prejuízo instrução do processo aberto pela Comissão Parlamentar de Inquérito.

NOTA OFICIAL DIVULGADA PELA PREFEITURA DE SOORETAMA

Sooretama, 30 de abril de 2019.

O Prefeito Alessandro Broedel sempre zelou pela transparência e responsabilidade com o erário público, tendo assinado junto à Controladoria Geral da União o Pacto Pela Transparência, um projeto que implantou uma série de ações que facilitaram o acesso da população às informações da administração municipal.


O Portal da Transparência do município é alimentado diariamente, todas as informações referentes a todos os processos licitatórios estão disponíveis para qualquer pessoa que o solicitar por meio da Ouvidoria Municipal ou buscar a informação no próprio portal.

 

A denúncia que originou a CPI partiu de um servidor público comissionado que após ter sido exonerado agiu unicamente com o intuito vingativo, apresentando tal denúncia sem provas concretas.

 

A administração municipal irá colaborar no que for preciso, fornecendo todos os documentos e informações necessários para que a verdade seja estabelecida.

Prefeito Alessandro pode ser afastado com a CPI