O senador capixaba Mardos do Val (Pode-ES) pede ao Ministro Sérgio Moro providências contra a apresentadora Fátima Bernardes, da Rede Globo, por praticar apologia ao uso de maconha. Para o senador, o artigo 287 do Código Penal, é crime "fazer, publicamente, apologia de fato criminoso".

"No Brasil, é ato criminoso o cultivo, produção e tráfico de drogas como a maconha. Por isso, protocolamos ontem uma denúncia de apologia às drogas no programa "Encontro com Fátima Bernardes", na Rede Globo, no dia 23 de dezembro, com a performance da música "Verdinha", da cantora Ludmilla", denuncia. 

- Explica do Val: há quem diga que na música não exista apologia, mas isso é facilmente contestado ao ver a própria produção do clipe, como está no vídeo acima. Os termos "Rainha do baseado", o fumo de substância "verdinha" que não é reconhecida pela família, conforme a letra, e até mesmo o enaltecimento de armas de fogo, presentes no clipe, são alusões diretas ao crime de tráfico de drogas - , reage.

Para o senador capixaba, "isso é um problema real, sim, e dos mais sérios. No nosso País, pelo menos 60 mil pessoas morreram vítimas de homicídio em 2017, e a grande maioria desses está ligado ao tráfico de drogas. Milhões sofrem com a dificuldade de conseguir se manter em um emprego estável por conta da dependência química. Famílias em todo o Brasil padecem sob o flagelo do vício. Fazer apologia a esses atos, dando ainda verniz de glamourização a eles, não é apenas irresponsabilidade: é um crime contra a nação, contra a família, contra a vida. Não nos calaremos quanto a isso!", enfatiza

CARTA AO MORO: