O tráfico de influência corre solta no norte do Espírito Santo explícito em gravação pelo Secretário Municipal de Saúde da Prefeitura da Barra de São Francisco, Zulagar Dias Ferreira. Ele conversa com uma funcionária marcadora de exames e consultas e revela esquema que beneficia vereadores da base aliadas de forma escandalosa o chamado troca-troca. No áudio, ele deixa claro que ordem direta do prefeito Alencar Marim (Sem partido). 

O secretário deixa claro para a servidora de nome Ana que tem de atender os vereadores enquanto tiver dinheiro para pagar os exames. "Ou eu atendo ou saio do jogo. Tem dinheiro atende. Acabou o dinheiro, acabou!"., recomenda o secretário municipal de saúde, num clássico ato de improbidade administrativa que valeria o afastamento dos vereadores e o impeachment do prefeito em se confirmado o teor da denúncia.

A denúncia ao Ministério Público já foi formalizada por um agente penitenciário, Pedro Godoy, que anexou a gravação, requerendo providência punitivas aos envolvidos. O prefeito se desfiliou do PT e o secretário da Saúde faz parte do Diretório local do partido. O caso foi registrado em novembro e fica claro que era preciso atender o pedido do prefeito para os vereadores aprovarem os projetos em pauta.

O controle do tráfico de influência dos vereadores, do prefeito e do secretário está registrado em planilha. Abaixo os vereadores envolvidos:

Transcrição do áudio:

 “Ok Ana eu também to indignado com isso, mas isso é uma ordem do prefeito, então o prefeito fez um acordo com eles, precisa desses 3 (três) vereadores entendeu? Precisa deles lá, o Alencar me pediu isso, e disse que eu preciso fazer isso pra ajudar a ele, é... se não ele não vai conseguir fazer o que ele tem que fazer pra aprovar os projetos pra esse ano, então eles estão fazendo pressão em cima dele, e ele “ta” fazendo pressão em cima de mim, então é o seguinte, ou eu saio do jogo, ou eu fico e atendo os vereadores, então eu cheguei a esse entendimento, mas aí tem outras coisas boas que eu posso fazer que eu já estou fazendo e isso aí é um entrave, isso é um pé né? mas acontece o seguinte, se eu quiser continuar eu vou ter que fazer isso, então hora que acabar o dinheiro, acabou o dinheiro, aí você me dá um relatório de que não tem mais dinheiro realmente, aí não vou fazer mais nada, entendeu? Então eu cheguei a essa conclusão, vamos fazer, pediu quanto? Deu 5 (cinco) mil, deu 10 (dez) mil, vamos fazer, acabou o dinheiro? Acabou o dinheiro, pronto, entendeu? E aí oh não tem dinheiro, aí eles vão ficar depois no pé do Alencar pra depositar pra gente ta continuando com os exames deles, os pedidos deles, beleza? Deu pra você entender querida? É assim que vai ser, ta bom? Então tá, tchau” 


Os primeiros nomes equivalem a :

Rafael Malaquias (DEM)


Emerson Lima (DEM)


TECO FERREIRA 


LEMÃO DO PAULISTA


OUÇA A GRAVAÇÃO VERGONHOSA DO SECRETÁRIO:


 

DENÚNCIA EM PDF