A vereadora e candidata a prefeita de Cachoeiro de Itapemirim, Renata Fiório (PSD), protocolou nesta terça-feira (6), pedido para afastamento de Vander Maciel – chefe da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) e da secretária Cristina Lens, dirigente da Secretaria Municipal de Educação (Seme) – após a Operação Snack Zero, deflagrada pela Polícia Federal no mês de setembro deste ano para investigar desvios nos recursos destinados à alimentação dos estudantes, compra de mantimentos vencidos, além da participação de empresas que superfaturavam mercadorias e combinavam entre si o tabelamento dos preços.


Os parlamentares Alan Ferreira, Diogo Lube e Antônio Geraldo demonstraram apoio ao pedido da vereadora
Além da solicitação de afastamento, Renata quer saber do prefeito Victor Coelho, quais documentos foram levados pela polícia, quantos computadores e de quais setores, bem como sobre as notícias que a mídia divulgou a respeito da apreensão dos aparelhos eletrônicos do secretário Vander Maciel e qual a relação dele a da secretária no caso.


A intenção de Renata – ao pedir o afastamento dos chefes das pastas – é para que de nenhuma forma haja embaraços durante as investigações. De acordo com matérias veiculadas à época por site de notícias, a prefeitura afastou uma servidora supostamente envolvida no esquema criminoso e um outro investigado já havia sido exonerado no ano passado, mas ambos secretários continuaram atuando.


Antes disso, Renata Fiório já havia protocolado outros requerimentos, sendo eles, informações sobre empresas responsáveis pelo fornecimento de merenda escolar no âmbito municipal, valores contratados, quais contratos recebem verbas federais e se há no quadro de diretores indícios de nepotismo.


Logo depois, a vereadora e candidata a vaga de chefe do Executivo Municipal requereu à Secretaria de Educação informações sobre acondicionamento correto das caixas que guardam frutas, verduras e legumes em pallets, aquisição de ratoeiras químicas para a parte externa do depósito de merenda escolar e afixação de placas de "proibido fumar" dentro dos locais onde ficam os alimentos. E, por último, esclarecimentos sobre a qualidade dos alimentos fornecido aos alunos cachoeirenses.

PEDIDO DA VEREADORA RENATA FIÓRIO - CLIQUE AQUI