Folha do ES
Qua, 2 de Dez

Home   Política     Denúncia


Candidatos a vereador de Guarapari se reúnem para denunciar fraude eleitoral

Candidatos a vereador de Guarapari se reúnem para denunciar fraude eleitoral

Dentre as denuncias esta a demora na apuração, falta de atitude da policia e candidato suplente com zero votos.

  Por Natan Rodrigues

  19.novembro.2020 às 09:04Atualizado em 19.novembro.2020 às 23:03

Na noite da última terça-feira (19), cerca de 50 candidatos se reuniram para deliberar acerca das denuncias de diversos possíveis ilícitos nas eleições municipais para vereadores na cidade de Guarapari. São casos relatados pelos candidatos presentes, entre eles suplentes com 0 votos, demora na apuração, até pouca atitude da Polícia Militar do ES em crimes claros de boca de urna e outros.

Segundo o Presidente da ONG Transparência Guarapari (OTG), Jorge Weytingh Jr, tratam-se de denuncias muito graves que devem ser apuradas. São pessoas de vários partidos com situações realmente surreais e precisam ser esclarecidas para o eleitor e os candidatos, fazendo com que haja transparência no pleito em um sistema já exposto pela maioria da sociedade não ser confiável.

"Tratam-se de denuncias muito graves que devem ser apuradas. São pessoas de vários partidos com situações realmente surreais e precisam ser esclarecidas para o eleitor e os candidatos para que assim haja transparência no pleito em um sistema já exposto pela maioria da sociedade não ser confiável...", diz Jorge Weytingh Jr.

Dentre as denúncias esta a reeleição do prefeito que segundo o grupo usou a máquina pública de forma escancarada, e mais, que abusou do poder econômico sem nenhuma atitude dos órgãos competentes. Outra foi um candidato a vereador com 19 votos, sendo que muitos haviam confirmado ter votado nele.

A organização e outros juristas estão tomando as providências cabíveis para cobrar as autoridades competentes uma solução. Ainda na reunião, eles decidiram que todos irão questionar o TRE de forma coletiva e no caso de comprovada alguma das alegadas fraudes, irão solicitar novas eleições para o cargo de vereador no município.

Redes socias
Redes sociais


Fonte: Folha do ES

Comentários Facebook


Facebook


Newsletter


Inscreva-se no boletim informativo da Folha do ES para obter suas atualizações e novidades semanais diretamente em seu e-mail.

© 2020 Folha do ES. Todos os direitos reservados.