O caso da FOLHAES que sofre abuso de autoridade no Espírito Santo através da máquina estatal  é análogo ao processo montado impetrado via a procuradoria-geral e Chefia da Polícia Civil.

A intenção de inquérito policial é de fechar o jornal que comemora este ano 30 anos de serviços prestados aos capixabas e perseguição implacável ao jornalista Jackson Rangel Vieira que atua há 40 anos como jornalista investigativo.

RECORTE

"Mais uma atitude deste governo de intimidação da imprensa e contra a liberdade de expressão", afirmou o Observatório da Liberdade de Imprensa da OAB após o ministro da Justiça André Mendonça ter dito que vai pedir a abertura de inquérito contra jornalistas que "instigaram dois Presidentes da República a suicidar-se". O observatório foi criado na gestão de Felipe Santa Cruz e é liderado pelo advogado Pierpaolo Cruz Bottini.


No Twitter, Mendonça fez referência aos jornalistas Ruy Castro - que em artigo na Folha de S.Paulo sugeriu a Donald Trump o suicídio como saída política para a crise que atravessa nos EUA e que Bolsonaro poderia imitar o presidente americano - e Ricardo Noblat, que compartilhou trecho do texto.


Segundo a nota da Ordem, "criminalizar opiniões, parábolas ou críticas ao governante não é admissível dentro do Estado de Direito". "Goste-se ou não dos artigos, é preciso maturidade democrática para conviver com críticas."