O Sindijornalistas teve ciência de que está em curso investigação policial em face do trabalhado desenvolvido por Jackson Rangel, jornalista responsável pelo FOLHAES, com 35 anos de existência, com atuação de diversos jornalistas e cuja linha editorial investigativa critica condutas de diversos setores políticos, dentre os quais, agentes públicos do Poder Executivo Estadual.

A Entidade, na qualidade de representante da categoria dos jornalistas profissionais no Estado, defende a irrestrita aplicação de todos os direitos e deveres previstos na Constituição Federal e de todo o arcabouço jurídico nacional para preservação da democracia.

Dentre estes direitos destacamos, especialmente, o direito à informação com privacidade da fonte previsto no Artigo 5º da Constituição Federal, inciso XIV: “é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional”.

O sigilo da fonte é imprescindível para a proteção do veículo jornalístico e para que inúmeros casos de crimes cometidos pela Administração Pública sejam apurados e investigados independente de qualquer tipo de perseguição política.

A investigação de jornalistas, quando estritamente e de fato, necessária, deve ser feita com cautela e observando princípios da proporcionalidade, razoabilidade e eficiência de modo a não desencadear abuso de autoridade, e principalmente servir a fim escuso de quebra do sigilo de fonte jornalística.

Soma-se a isso o contexto político nacional grave de diversos setores e agentes políticos que tentam descredibilizar a profissão do jornalista profissional para tentar manipular a população por meio de informações mentirosas na maioria das vezes.

A informação deve ser democrática e o Sindijornalistas será agente e reativo na defesa da liberdade de imprensa, do sigilo da fonte e de todos os direitos constitucionais.

Por todo exposto, o Sindijornalistas/ES repudia qualquer tipo de abuso de autoridade em qualquer circunstância e advoga pelo direito constitucional  à informação e ao sigilo da fonte jornalística.

NOTA NO SITE DO SINDIJORNALISTAS - CLIQUE AQUI