A Companhia Espírito Santense de Saneamento (CESAN) vai se revelando antro de corrupção passiva e ativa numa ação entre amigos que pode ser chamada de organização criminosa. O contrato de nº 023/2020, no valor de R$ 9 milhões denuncia imoralidade e estupro dos cofres públicos. A vencedora da "licitação" foi o Consórcio Duas Bocas Engenharia que tem como sócio-administrador o engenheiro civil, Carlos Braconi, amigo íntimo de diretores da empresa ao longo de duas décadas.

Antônio Carlos Braconi sempre acompanhou e assessorou o diretor Pablo Ferraço Andreão desde antes deste ter se tornado presidente da Cesan, hoje diretor de Assuntos de Engenharia e Meio Ambiente da empresa de saneamento. Ele também é velho conhecido e próximo do diretor Administrativo e Comercial da Cesan, Weidson Ferreira do Nascimento, amizade que remonda desde o tempo em Weidson foi secretário de Governo do prefeito Victor Coelho.

AMIGOS PARA SEMPRE

A Cesan manipula tantos recursos, de bilhões, que o capixaba nem tem noção das extensões dos contratos milionários concedidos em comum acordo com diretores viciados em controlar os empreiteiros, impondo condições de ajuda mútua com viés de favorecimentos e combinação de pedágio. A artimanha para alimentar essa máfia, atualmente, firma-se no denominado "Pedido de Reequilíbrio Econômico", com abuso maior durante a pandemia como pretexto ideal para o favorecimento às empreiteiras. 

QUEM É ANTÔNIO CARLOS BRACONI

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Espírito Santo (1965). Consultor da Companhia Espírito Santense de Saneamento no período de 04/01/2015 a 04/07/2015. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Saneamento. Prestou serviços de Engenharia e Consultoria da Odebrecht Ambiental de Cachoeiro de Itapemirim, ES, no período de 25/07/2009 a 31/12/2015. Prestou serviços de Engenharia e Consultoria para a Cia de Saneamento do Tocantins - Seneantins - , no período de 01/04/2013 a 31/12/2015.


Acompanhe a próxima matéria com o desfecho desse corporativismo espúrio entre diretores da Cesan e empresas contratadas


VEJA O CONTRATO E SEUS SUBESCRITORES 

O CONTRATO DE ORIGEM: CLIQUE AQUI