O vice-prefeito de Cachoeiro de Itapemirim-ES, Jonas Nogueira (PP), candidato a deputado federal sem apoio do núcleo político do PSB que tem no prefeito Victor Coelho (PSB) sua maior liderança, pode se tornar uma ameaça à reeleição ou continuidade do projeto socialista no Município.

Sem candidato a federal, o PSB cachoeirense incentiva a candidatura de Paulo Folleto, deputado federal do norte. No caso, hipotético, de Jonas Nogueira alcançar uma votação dentro de Cachoeiro de aproximadamente 15 mil votos, estará habilitado para virar cabeça de chapa majoritária. Ele poderá contar com apoio do deputado Theodorico Ferraço (DEM) que aventa esta possibilidade.

Cachoeiro de Itapemirim, sem os caciques na disputa à uma cadeira na Câmara Federal, como José Tasso, Roberto Valadão e Theodorico Ferraço, virou uma terra acessivel para essa disputa por "estrangeiros" e para testar o novo que se ficar abaixo dos 10 mil votos o continuísmo será a melhor previsão se o governador for Renato Casagrande (PSB).