No final dos anos 70 e durante toda década de 80, o Brasil conheceu Toni Lemos, o “Elvis Presley brasileiro”, que aparecia no Fantástico e nos principais programas musicais da televisão brasileira, vendendo horrores com seus discos na época. O menino filho do ex-prefeito Antônio Lemos saía de Alegre para ganhar o mundo, como fez outro alegrense famoso, o também cantor Paulo Sérgio.


A diferença é que Paulo Sérgio acabou se perdendo com a fama fenomenal em que vendeu milhões de discos em apenas 13 anos de carreira e morreu, precocemente, aos 36 anos em São Paulo, depois de um grave AVC. Já Toni Lemos, depois do sucesso no Brasil e América Latina na juventude, voltou para o Estado, foi morar em Vila Velha, gravou um disco gospel algum tempo depois, superou um câncer, percorre igrejas pregando o evangelho e, agora, decidiu estudar a possibilidade política.


“Faz algum tempo que amigos meus me falam para entrar na política. Nunca encarei isso com muito propósito, mas minha esposa mesmo me incentiva e, agora, talvez tenha chegado o tempo de Deus de eu dar minha contribuição política à minha cidade. É uma possibilidade. Meu pai foi prefeito meu irmão Paulo Lemos foi deputado, secretário de Estado e prefeito de Ibitirama e de Alegre. Talvez não volte à política. O outro, Lalinho, é vereador. Então, como sou o mais novo da família, talvez seja minha hora”, disse Toni.


Por enquanto, é apenas uma possibilidade, incentivado que Toni Lemos tem sido a fazer essa imersão na vida pública, inclusive por um antigo amigo da família, o deputado estadual Theodorico Ferraço (DEM). Para facilitar as coisas, Toni Lemos vai preparar o caminho: mudar o domicílio eleitoral para Alegre e, durante o mês de setembro, estudar sobre filiação partidária.  


“Quero aproveitar para ouvir as pessoas mais próximas a mim, os meus irmãos, meus filhos. Sei que minha mulher é uma entusiasta da ideia, mas quero ouvir os amigos, ver que tipo de linha seguir. Só sei que, se tiver essa oportunidade, sinto o desejo de projetar Alegre para o lugar que merece e ter uma assessoria profissional, de pessoas que podem contribuir para desenvolver o potencial que a cidade possui, que é de cultura e turismo, duas indústrias com alto poder de geração de emprego e renda”, disse Toni Lemos.


Com nome de batismo Luiz Antonio Lemos Barbosa, Toni Lemos foi líder estudantil na juventude, presidindo a Casa do Estudante de Alegre nos anos 70, época dos memoráveis concursos de eleição da Rainha do Estudante Capixaba.  Aos 65 anos, estudou Direito (matrícula trancada no 8º período) e, agora, busca um novo voo.