Analistas políticos identificam um quadro atual que poderá ser o tom das eleições de 2020 em Cachoeiro de Itapemirim-ES. O prefeito Victor Coelho (PSB), aparentemente, apresenta uma rejeição altíssima, o dobro de sua aprovação. No inverso, o deputado estadual Theodorico Ferraço (DEM) apresenta vantagem alargada e reprovação ínfima.

Em linhas gerais, o quadro eleitoral  - que pode mudar na depuração do tempo -  destaca-se assim: Victor Coelho lidera rejeição seguido do ex-prefeito Carlos Casteglione (PT) e do ex-vereador Jathir Moreira (PSL). Já no inverso, percebe-se aprovação destacada nessa ordem: primeiro Theodorico Ferraço; segundo o vereador Alexandre Bastos (PSB); e terceiro a presidente do PP, Fayda Bella.

Suponha-se quando o nome de Ferraço não entra na avaliação, na espontânea ou na estimulada, Alexandre Bastos é quem mais cresce chegando ao empate técnico com o prefeito Victor Coelho, com uma única diferença: o vereador não apresenta rejeição, enquanto o prefeito mantem aprovação quase duas vezes menor do que a reprovação.

Reputa-se essa rejeição extremada do prefeito à falta de obras de grande envergadura social e falta de lastro para destravar o desemprego e aumentar a renda  - programa sócio econômico - ; ausência de diálogo; e assessoria direta ineficiente no campo político. Em síntese, continua no páreo, mas se perder será pelas suas próprias escolhas de estilo e ausência de auto-crítica Vive condição inversa de quando se elegeu em 2016. 

A FOLHA vai realizar pesquisa eleitoral para avaliação desse cenário nos próximos dias. Será uma amostragem para estabelecer um marco zero.