A deputada federal Norma Ayub (DEM) trocou, na tarde desta sexta-feira (20), o seu domicílio eleitoral para a cidade de Marataízes. Norma foi ao Cartório Eleitoral da cidade, fez os trâmites legais para a chamada “transferência de título” e após participou de reunião do diretório local de seu partido, o DEM, realizado no Espaço Arabella, onde foram debatidas as diretrizes partidárias visando às eleições 2020. e ainda foram realizadas novas filiações à sigla.

A mudança de domicílio eleitoral de Norma Ayub a coloca como pré-candidata a prefeita da Pérola Sul Capixaba, o que é comemorado pelos filiados do seu partido na cidade, e também pelo presidente do DEM em Marataízes, o ex-prefeito Jander Nunes Vidal.

Norma, que foi prefeita da cidade de Itapemirim, a terra mãe de Marataízes, por dois mandatos, disse que Marataízes é uma extensão da sua casa e que aprendeu muito com o maior prefeito da história de Cachoeiro de Itapemirim, o deputado estadual Theodorico Ferraço, a administrar e a fazer o bem para a população.

“Participei da Reunião do Democratas de Marataízes, após minha transferência de domicílio eleitoral, e me coloquei à disposição do partido para participar do projeto de transformação da nossa Pérola Sul Capixaba, como pré-candidata a prefeita. Até as convenções, conforme a Legislação Eleitoral, estaremos participando de debates da construção desse grande projeto”, disse Norma.

A entrada de Norma no cenário político de Marataízes põe lenha na fogueira da sucessão municipal. A eleição caminhava para uma polarização entre o atual prefeito Robertino Batista, o Tininho (PDT), que deve tentar a reeleição, e o ex-prefeito Toninho Bitencourt. Como possibilidade de terceira via surgiu o jovem empresário Breno da Nil Regi (PSDB) como uma boa surpresa nesse páreo.

Mas a entrada de uma candidata forte como Norma Ayub muda todo o cenário da política maratimba. Ainda é muito cedo para análises do quanto e como essa pré-candidatura pode mudar o cenário político local. Porém, uma coisa é certa: já causou preocupações.